Topo
Sindivestuário / Destaque  / 4 Novidades da moda sustentável que comprovam que o futuro será mais verde
12 jun 2021

4 Novidades da moda sustentável que comprovam que o futuro será mais verde

DA TERRA

Fios reciclados e tingimento vegetal são apostas da coleção-cápsula Nature’s Dream, da Intimissimi, que chega às lojas brasileiras e ao e-commerce da marca em julho. Extrato de clorofila (obtido a partir da alfafa, da urtiga e de outras plantas comestíveis), castanhas e nozes foram usados para colorir as peças em tons de areia e menta. O procedimento ainda reduz significativamente o uso de água, especialmente na fase de acabamento, quando amaciantes naturais são utilizados, minimizando ainda mais o impacto ambiental. Não limitada a lingeries, a coleção possui também body, top e camisa, e todas as peças acompanham um QR code com informações sobre a cadeia de abastecimento daquele item, assim como uma etiqueta coma descrição de todos os materiais usados.

PISADA GREEN

Buscar soluções mais sustentáveis para a moda faz parte das iniciativas da Osklen há mais de duas décadas. Recentemente, lançaram o seu tênis mais ecológico, o AG. A fabricação de cada par utiliza pneus descartados, cortiça, palha de arroz, cana-de-açúcar, resíduos de fio de algodão e lona. O látex do qual são feitas as solas é extraído de seringueiras de forma sustentável, em um processo que reforça a conservação da Floresta Amazônica, além de capacitar e gerar renda para comunidades locais. Em 2019, a Osklen foi responsável por adquirir 44% do volume do látex extraído pela Rede de Cantinas, um projeto com base na região de Altamira, no Pará, que ajuda a proteger mais de 8 milhões de hectares de terras indígenas e unidades de conservação ameaçadas pelo desmatamento e pela extração ilegal de madeira.

 

FUTURO BRILHANTE
Nascida e criada em Belém, Naisha Cardoso comanda uma marca homônima de joias. As peças são desenvolvidas a partir de ouro e prata reciclados e recuperados (para garantir a quilatagem indicada, como é o caso do ouro 18k, ela desfaz a liga original do antigo material e confecciona a sua própria), gemas fora do padrão comercial (por terem pequenas inclusões, por exemplo) e restos de vidro. Ela aproveita também materiais menos usuais, como o tucupi (a partir de uma redução do sumo de mandioca, ela o utiliza em estado líquido dentro de pingentes de vidro). “Durante pesquisas em Murano, na Itália, tentei alcançar um amarelo equivalente, mas, no fim, nada era tão neon como esse ingrediente tradicional da culinária amazônica.”

CÍCLICO
Marca brasileira de upcycling para ficar de olho, a Ventana foi fundada em 2012, quando o termo ainda era pouco difundido e falava-se mais em “customização”. A partir de peças adquiridas em brechós e bazares beneficentes e de retalhos de tecidos, Gabrielle Pilotto cria uma moda contemporânea e clean, com destaque para os belos itens de alfaiataria que costumam misturar no mínimo duas matérias-primas. “Quando comecei, existia um estigma em reaproveitar roupas usadas. Hoje, vejo uma mudança enorme, as pessoas buscam esses produtos”, diz. Itens de cama, mesa e banho e até retalhos de tecidos de sofá também fazem parte do repertório de Gabrielle, que tem como inspiração a própria mãe, acostumada a criar looks para os filhos usando o que tinha em casa. useventana.com