Sindivestuário / Destaque  / Dia dos Namorados: Vendas devem movimentar R$ 1,8 bi, diz CNC
11 jun 2021

Dia dos Namorados: Vendas devem movimentar R$ 1,8 bi, diz CNC

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) informou que as vendas do comércio relacionadas ao Dia dos Namorados em 12 de junho devem movimentar R$ 1,8 bilhão, segundo estudo elaborado pela entidade sobre o tema e veiculado nesta sexta-feira. O valor é 29,4% acima do observado em faturamento do setor ligado à data em igual período no ano passado – ano em que se iniciou a crise global causada por covid-19. Mas, ainda é 4% abaixo de registrado em mesma época em 2019, ou seja, em pré-pandemia, quando faturamento do setor relacionado à data totalizou R$ 1,87 bilhão. Além disso, os preços de produtos relacionados ao Dia dos Namorados devem mostrar a mais intensa alta, este ano, em quatro anos.

O economista da CNC responsável pelo estudo, Fabio Bentes, explicou que a redução nos níveis de isolamento social, ante mesmo período em 2020, deve conduzir a alta de vendas do comércio no Dia dos Namorados, em comparação com mesma data no ano passado. “Na segunda quinzena de maio do ano passado, por exemplo, a concentração de consumidores em áreas comerciais havia recuado 53% em relação à circulação verificada antes do início da pandemia, de acordo com monitoramento realizado junto ao Google”, informou ele.

Ainda em comunicado sobre o tema, a CNC detalhou que, na mesma data em 2020, ano em que a pandemia começou, o consumo no comércio voltado à data registrou queda histórica de 25,3%, totalizando R$ 1,39 bilhão em vendas.

Ao detalhar as projeções de vendas relacionadas ao Dia dos Namorados, a CNC informou que produtos de vestuário, “carro-chefe das vendas associadas à data”, de acordo com a entidade, deverão movimentar R$ 797 milhões, o equivalente a 44% do total em 2021. A CNC pontuou ainda que em 2020, as lojas do ramo de vestuário amargaram perdas de faturamento da ordem de 43% em relação à mesma data de 2019.
Além de vestuário, outros destaques em movimento de vendas relacionadas à data são os ramos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com faturamento projetado de R$ 291,8 milhões; hiper e supermercados, com R$ 204,1 milhões; e farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos, com R$ 168,6 milhões.
Entretanto, a CNC salientou que, com desvalorização cambial no primeiro trimestre deste ano – o que torna itens relacionados ao dólar mais caros -, os produtos tipicamente mais demandados nesta época apresentam, em 2021, o maior aumento de preço desde 2017, com alta de 3,9%.

Os aumentos mais intensos de preços esse ano, para itens ligados ao Dia dos Namorados, são flores (+18,8%), joias e bijuterias (+17,6%) e relógios de pulso (+10,3%). Em contrapartida, deverão estar mais baratos, do que no mesmo período do ano passado, serviços de hospedagem (-7,6%), livros (-5,8%) e artigos de maquiagem (-3,9%).