Sindivestuário / Matérias  / Vendas crescem 3,5% nos shoppings, neste Natal; Vestuário cresce 4%, diz Alshop
26 dez 2008

Vendas crescem 3,5% nos shoppings, neste Natal; Vestuário cresce 4%, diz Alshop

Vendas crescem 3,5% nos shoppings, neste Natal; Vestuário cresce 4%

Folha On Line 26 12 2008

As vendas de Natal nos shopping centers no país cresceram 3,5% neste ano na comparação com o ano anterior, já descontada a inflação, segundo divulgou a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) nesta sexta-feira. Em termos nominais, a alta foi de 9,5%, ante expectativa de 8% a 10% da entidade.

No acumulado de 2008, as vendas reais foram entre 3% e 3,5% maiores, descontada a inflação projetada entre 6% a 6,3%, e em termos nominais, 9,5% –abaixo da estimativa da associação, de 12% de expansão para 2008.

Segundo a Alshop, os 689 shoppings em atividade no Brasil foram responsáveis por vendas reais de R$ 70,7 bilhões ao longo deste ano, com alta de 6,4% em relação a 2007. Em valores nominais, o montante ficou em R$ 75,24 bilhões neste ano.

“A crise econômica não comprometeu os resultados do varejo, pois nos primeiros nove meses do ano houve crédito farto e prestações alongadas, baixas taxas de juros para o consumo, aumento da renda, ampliação do emprego formal e a valorização do Real, promovendo um crescimento nominal de 9% sobre 2007. Os estoques para o Natal foram formados ainda neste período”, informou a entidade.

Quanto ao período do Natal, a pesquisa mostrou que a concentração de compras ocorreu nos últimos dias, entre 20 e 24 de dezembro. Por segmentos, o de óculos e acessórios teve crescimento real de 14%, o de perfumaria e cosméticos, de 9%, o de vestuário e calçados, de 4%, e o de livros, DVDs e CDs, de 5%. No setor de brinquedos, as vendas de Natal tiveram queda de 5%, descontada a inflação.

“Os eletroeletrônicos, que têm a venda atrelada a financiamentos, apresentaram um crescimento nominal de 9% em relação ao Natal 2007, representando aumento real de 3%”, informou a Alshop, que apontou TVs de LCD e plasma, informática e celulares como os itens preferidos.

Expectativa

Para 2009, a expectativa é que o faturamento real deve chegar a R$ 74,3 bilhões, com a adição de 23 inauguração no decorrer do próximo ano, além de expansões previstas. Conforme a estimativa, a expansão do faturamento sobre este ano deverá ser de 5,09%.

“Considerada a taxa de inflação de 4,2% projetada pelo Banco Central para 2009, a projeção para o faturamento nominal será de R$ 77,4 bilhões em 2009”, informou a entidade.