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29 dez 2008

Uso de cheques aumenta em SP nas compras de fim de ano, informa pesquisa ACSP

Uso do cheque aumenta nas compras de fim de ano em SPFolha de S.Paulo – 27/12/2008

Por conta do encarecimento do crédito, o uso do cheque prevaleceu sobre o crediário durante as compras de fim de ano em São Paulo.

Segundo pesquisa da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), as consultas ao SCPC/ Cheque tiveram alta de 4,7% nos primeiros 25 dias deste mês em relação a igual período do ano passado. Já as consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), usadas para as vendas a prazo, tiveram uma queda de 1,4%.

“Isso mostra que as pessoas compraram menos, mas não ficaram sem levar algum presente. Pagar à vista e no cheque foi o jeito encontrado pelo consumidor diante dessa restrição e desse encarecimento do crédito nos últimos meses”, afirmou o economista da associação Emílio Alfieri.

Para não deixar que a falta de crédito e o medo da crise impedissem o consumidor de comprar, os lojistas apostaram em ofertas. Segundo a Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), 51% dos lojistas deram descontos especiais em dezembro, 29% fizeram promoções relâmpago, 13% fizeram sorteios e apenas 8% parcelaram as compras de seus clientes sem juros.

Para não deixar que a falta de crédito nem o medo das conseqüências da crise impedissem o consumidor de comprar, os lojistas apostaram em ofertas. Segundo a Fecomercio, 51% dos lojistas deram descontos especiais no mês de dezembro, 29% fizeram promoções relâmpago, 13% fizeram sorteios e apenas 8% parcelaram as compras de seus clientes e não cobraram juros.

No país
O restante do país registrou um quadro inverso do de São Paulo. Segundo a Serasa, as vendas a prazo tiveram crescimento de 11%, enquanto as vendas à vista caíram 12%.

“Mesmo com o crédito mais caro e o prazo de parcelamento mais curto, ainda é muito fácil parcelar”, diz o assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida.