Uso do cheque aumenta nas compras de fim de ano em SP – Folha de S.Paulo – 27/12/2008
Por conta do encarecimento do crédito, o uso do cheque prevaleceu sobre o crediário durante as compras de fim de ano em São Paulo.
Segundo pesquisa da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), as consultas ao SCPC/ Cheque tiveram alta de 4,7% nos primeiros 25 dias deste mês em relação a igual período do ano passado. Já as consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), usadas para as vendas a prazo, tiveram uma queda de 1,4%.
“Isso mostra que as pessoas compraram menos, mas não ficaram sem levar algum presente. Pagar à vista e no cheque foi o jeito encontrado pelo consumidor diante dessa restrição e desse encarecimento do crédito nos últimos meses”, afirmou o economista da associação Emílio Alfieri.
Para não deixar que a falta de crédito e o medo da crise impedissem o consumidor de comprar, os lojistas apostaram em ofertas. Segundo a Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo), 51% dos lojistas deram descontos especiais em dezembro, 29% fizeram promoções relâmpago, 13% fizeram sorteios e apenas 8% parcelaram as compras de seus clientes sem juros.
Para não deixar que a falta de crédito nem o medo das conseqüências da crise impedissem o consumidor de comprar, os lojistas apostaram em ofertas. Segundo a Fecomercio, 51% dos lojistas deram descontos especiais no mês de dezembro, 29% fizeram promoções relâmpago, 13% fizeram sorteios e apenas 8% parcelaram as compras de seus clientes e não cobraram juros.
No país
O restante do país registrou um quadro inverso do de São Paulo. Segundo a Serasa, as vendas a prazo tiveram crescimento de 11%, enquanto as vendas à vista caíram 12%.
“Mesmo com o crédito mais caro e o prazo de parcelamento mais curto, ainda é muito fácil parcelar”, diz o assessor econômico da Serasa, Carlos Henrique de Almeida.