Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Produção Física Industrial Brasil? IBGE – Maio 2011
4 jul 2011

Produção Física Industrial Brasil? IBGE – Maio 2011

São Paulo, sexta-feira, 1 de julho de 2011

Na manhã de hoje, o IBGE divulgou os dados relativos à produção física industrial de maio de 2011, de abrangência nacional. O trabalho com informações regionais sairá mais adiante. O mês de referência da pesquisa trouxe bons números para a indústria de transformação, segundo o instituto. Conforme o levantamento do IBGE, em termos gerais, a manufatura brasileira cresceu no mês 2,68%, frente a igual período do ano passado. No acumulado do ano, por seu turno, a alta foi de 1,73%, em relação aos mesmos cinco meses de 2010. De outro lado, no acumulado de doze meses, o resultado é de crescimento de 4,29%, perante igual período imediatamente anterior.

Não é essa a tônica dos resultados da indústria têxtil nacional, que registra queda em todos os níveis. Tanto na comparação de maio/11 contra maio/10, como nos acumulados dos cinco primeiros meses de cada ano, a indústria têxtil cai à ordem de dois dígitos, sendo 13,44% e 11,93%, respectivamente. Importante sublinhar também que, mesmo diante de um prazo mais dilatado, isto é: doze meses acumulados até maio/11, vis-à-vis idêntico período anterior, a queda na produção é forte (5,15%).

Tabela 1 – Produção Física Industrial ? Maio (Brasil)

Tipo de índice Seções e atividades industriais
Indústria de
transformação
Têxtil Vestuário e
acessórios
Índice mensal
(Base: igual mês do ano anterior)
2,68 -13,44 -2,07
Índice acumulado
(Base: igual período do ano anterior)
1,73 -11,93 -0,35
Índice acumulado de 12 meses
(Base: últimos 12 meses anteriores)
4,29 -5,15 2,13

Fonte: IBGE – Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física. Elaboração: Sindivestuário.

A produção da indústria do vestuário também cai em dois, dos três indicadores. No comparativo de maio de 2011 contra maio de 2010, o recuo foi