Topo
Sindivestuário / Destaque  / Dados do IBGE relativos à produção industrial paulista do mês de abril de 2017 não foram bons
22 jun 2017

Dados do IBGE relativos à produção industrial paulista do mês de abril de 2017 não foram bons

Os dados do IBGE relativos à produção industrial paulista do mês de abril de 2017 não foram bons. Contudo, é importante frisar, a base de comparação tem como singularidade o fato de que, nesse ano, o mês de abril teve dois feriados em sextas-feiras e, com isso, apenas 18 dias úteis, quando no ano passado foram 20 dias úteis. Assim, a comparação mês x mês fica prejudicada.

Contudo, os números mostram que a indústria têxtil teve um resultado melhor em todos os indicadores do que a indústria de transformação e mesmo que a confecção de vestuário. Essa última, teve um desempenho melhor (ou menos sofrido, para alguns) do que a indústria de transformação.

O vestuário encolheu sua produção 7,2% frente a abril de 2016. No entanto, acumula 0,9% de alta nos quatro meses de 2017, perante o mesmo período de 2016. Enquanto isso, em 12 meses – terminados em abril – registra um recuo de 1,4%.

De uma forma geral é possível notar que mesmo os indicadores que trazem algum alento, ainda são claudicantes. O quadro ainda tem que melhorar muito para despertar o interesse em mais contratações e novos investimentos, sobretudo com uma capacidade ociosa ainda em níveis elevados.