Topo
Sindivestuário / Moda  / Colunas  / Armário cápsula é tendência no mundo pós-pandemia
4 set 2020

Armário cápsula é tendência no mundo pós-pandemia

Em uma sociedade que ainda sente as consequências da pandemia de Covid-19, o mundo passa por adaptações e com o universo da moda não seria diferente. Afinal, a preocupação com o consumo consciente é pauta frequente no mundo fashion. Com isso, o conceito de armário cápsula não poderia ser mais atual. Além de facilitar o dia a dia, ele é uma alternativa sustentável, a fim de se controlar o consumismo desenfreado, que é uma preocupação global.

De acordo com a consultora de estilo Donata Meirelles, uma das grandes profissionais da moda do Brasil no mercado da moda e tem mais de 30 anos de experiência, o guarda-roupa cápsula deve ser básico, conciso, funcional e versátil, contemplando peças atemporais, além dos modismos e das tendências passageiras.

“O comportamento da cadeia e dos processos de produção da indústria da moda vêm mudando rapidamente, para atender às exigências de um consumidor cada vez mais consciente. É preciso haver transparência por parte da indústria para se conhecer e se avaliar não só o impacto econômico, mas também nas questões sociais e ambientais. Hoje, isso que faz toda a diferença na hora da compra”, afirma Donata Meirelles.

Minimalista

Não há uma fórmula para criar um guarda-roupa cápsula. O ideal é que as peças estejam de acordo com as suas necessidades e estilo de vida. A combinação de cores e o clima da cidade em que você vive deve ser levado em consideração na hora de montar o guarda-roupa perfeito.

Conforme avaliação de Donata, um quantitativo interessante seria ter disponíveis quatro lingeries, quatro camisetas básicas, duas calças jeans, duas calças de alfaiataria, um blazer, duas malhas – um tricô de algodão e um cashmere -, um tubinho preto, um vestido fluido estampado e um bom casaco de alfaiataria.

“Terno de alfaiataria, o vestido preto básico, a camisa branca, o jeans e a camiseta são peças coringas e, por isso, nunca saem de moda. Dê preferência aos tons mais neutros, como beges. Além do branco preto e azul marinho. O colorido pode ser variado através dos acessórios”, enfatiza a consultora.

Quanto aos acessórios: uma bolsa de tamanho médio, um tênis, um sapato baixo, um escarpin de salto alto e bijoux coloridas. “É através dos acessórios que se pode compor looks diferentes e variar as combinações das peças, brincando com as cores e podendo usá-los tanto no trabalho como em ocasiões mais casuais”, declara Donata.

Panorama

A mudança para um estilo de vida mais minimalista, certamente, é gradativa. No entanto, estimular o desapego de peças que você não usa mais e o questionamento acerca da moda consciente é um bom começo para a modificação em que o guarda-roupa cápsula possa fazer parte.

“Preservar, reciclar e reutilizar são práticas cada vez mais presentes para se reduzir o impacto ambiental da produção têxtil. Com certeza existe um empenho e uma vontade por uma indústria de moda com valores mais humanos e solidários”, finaliza.

FONTE: A Crítica