Topo
Sindivestuário / Destaque  / Retorno triunfal: meia-calça é o truque de styling da temporada
5 mar 2020

Retorno triunfal: meia-calça é o truque de styling da temporada

Desde os anos 1980, as meias-calças são amplamente difundidas na moda, mas, após serem atreladas ao segmento de roupas profissionais, as peças ficaram restritas aos ambientes corporativos. Graças ao avanço da logomania na última década, os acessórios ganharam nova chance entre as celebridades, que conseguiram, mais um vez, dar status de modernidade aos itens. Agora, por meio dos desfiles de outono/inverno 2020, os produtos se consagram como uma das maiores tendências desta temporada.

Primeiras aparições

Associada ao teatro por vários séculos, a meia-calça foi lançada na moda nos anos 1960, como alternativa para a meia fina, revisitada no vestuário a partir do século 17. Apesar de uma lenta aceitação, foi adotada pela maioria das mulheres da década seguinte, principalmente durante o inverno.

@WOLFORD/INSTAGRAM/REPRODUÇÃO

Na década de 1980, surgiram as versões coloridas e estampadas e, desde então, as peças são reproduzidas em quase todos os tons e padrões, entre listras, poás e até pintadas à mão.

Por cobrir toda a extensão das pernas, a peça tornou-se indispensável no segmento de roupas profissionais. Por outro lado, a ligação com os ambientes corporativos estigmatizou o uso das meias-calças.

Mais uma chance

Com a difusão da logomania nos anos 2010, o acessório se tornou um outdoor para as grifes de luxo. A ideia de ostentar os símbolos das maiores marcas da moda nos complementos logo conquistou as Kardashians, que agregaram, também, versões lisas e rendadas em seus respectivos acervos.

 

@KimKardashian/Instagram/Reprodução

 

@LADYGAGA/INSTAGRAM/REPRODUÇÃO

Estimuladas pelas estrelas do Instagram, personalidades como Lady Gaga, Beyoncé, Cardi B, Rihanna, Katie Holmes, Natasha Lyonne e Bella Hadid passaram a incluir os acessórios em seus looks. O retorno aos anos 1980 fortaleceu ainda mais o ressurgimento da tendência. A cantora Dua Lipa, que adotou a estética da década em seu novo álbum, apostou no item para todas as apresentações do single Don’t Start Know.

Volta às passarelas

Na temporada de primavera-verão 2019/20, Chanel, Saint Laurent e Giambattista Valli ensaiaram o retorno dos produtos às passarelas e, agora, os trabalhos voltados ao inverno oficializaram o truque de styling como tendência absoluta.

DIVULGAÇÃO/H&M X GIAMBATTISTA VALLI

PETER WHITE/FILMMAGIC

Depois que Proenza Schouler combinou versões opacas com escarpins brancos, no New York Fashion Week, a dobradinha das meias-calças com sapatos de cores claras se repetiu nos shows de Molly Goddard, Rejina Pyo, Rag & Bone, Christopher John Rogers, Prabal Gurung e Shrimps.

Em Milão, a novidade ganhou força total, surgindo nos principais desfiles do evento italiano, como Gucci, Fendi, Prada e Max Mara. Agora, resta saber se as meias-calças continuarão em alta no Paris Fashion Week, que começa nesta segunda-feira (24/02/2020). Tudo indica que sim!

FONTE: Metropoles