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18 abr 2012

Vestuário no radar da Nova Pontocom

A Nova Pontocom, segunda maior empresa de comércio eletrônico do país, analisa a hipótese de começar a vender roupas e calçados em seus sites. A empresa foi criada em 2009 a partir da associação entre Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia e é formada pelas operações na internet das redes Ponto Frio, Casas Bahia e Extra – com foco maior nos setores de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.


A empresa quer desenvolver novas categorias de atuação, dentro de uma estratégia de explorar segmentos com maior rentabilidade, segundo o comando do grupo. A concorrente B2W, dona de Americanas.com e Submarino, já vende alguns produtos nesses segmentos, como bermudas, camisas, roupas de banho e lingeries.


Em 2011, a Nova Pontocom passou a operar em sete novas áreas, como perfumes, itens de papelaria e cama, mesa e banho, que operam com margens, em média, oito pontos acima do verificado nas categorias que a empresa explora hoje, segundo cálculos da companhia.


Questionada sobre o prazo para que comece a atuar nas novas áreas, a empresa calcula que é provável que isso aconteça em até três anos. “É um prazo possível, e para o varejo on-line, mais do que o necessário para uma ação desse tipo”, disse German Quiroga, presidente-executivo da Nova Pontocom.


A companhia não dá detalhes sobre a iniciativa, mas analistas acreditam que há espaço maior para a venda desses produtos no site da rede Extra, que já tem, na operação de lojas tradicionais, a comercialização de roupas e calçados. Especialistas do setor não acreditam na possibilidade de a empresa adquirir negócios nessa área. “Faz mais sentido eles ampliarem o portfólio dentro da atual estrutura de custos já existente”, diz Antonio Coriolano, sócio da RetailConsulting.


No mês passado, o diretor de marketing do site Comprafacil, Leandro Tomasi, disse que a empresa tinha planos de começar a venda de calçados, roupas e acessórios para computação. Outra varejista, a Máquina de Vendas, anunciou no ano passado, plano de abrir sites específicos para atuação em 50 novos negócios nos próximos anos.


Vice-líder do mercado de venda on-line, a Nova PontoCom fechou o ano passado com R$ 3,5 bilhões em vendas, com crescimento de 42% sobre 2010, e a B2W apurou receita de R$ 4,7 bilhões, alta de 3,9%


Fonte: Valor