Sindivestuário / Destaque  / Vestuário e calçados têm desempenho positivo entre redes de moda
21 ago 2022

Vestuário e calçados têm desempenho positivo entre redes de moda

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex) junto às principais varejistas de moda do Brasil, foram positivas as vendas de roupas, calçados e acessórios de moda masculina em virtude do Dia dos Pais.

A expectativa positiva para o aumento na procura pelos presentes dos pais se confirmou e as vendas tiveram desempenho melhor para 100% das lojas físicas e no comércio eletrônico, na comparação com o mesmo período em 2021. Se comparado a 2019, ou seja, com o nível antes da pandemia, o Dia dos Pais foi melhor para 77% das lojas físicas e 100% no virtual.

Além de realizar enquetes em datas relevantes para o varejo de moda, a Abvtex realiza uma sondagem mensal com as mais de 100 grandes marcas associadas e outras não associadas. Em julho, o resultado foi positivo comparado ao igual período do ano passado e também na comparação com 2019. Entre as empresas que responderam à enquete, 82% confirmam o desempenho melhor das vendas neste último mês de julho, se comparado ao ano anterior (julho de 2021) e também com o período pré-pandêmico (julho de 2019).

Dentro do calendário com datas importantes para o varejo, o Dia dos Pais marcou o início do segundo semestre.

Já segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o segmento de varejo voltado para crianças cresce cerca de 6% ao ano. Entre 2013 e 2019, de acordo com dados da Euromonitor, o volume de vendas anual de produtos do setor cresceu 45,6%, somente no Brasil. Passando de R$ 2,7 bilhões para R$ 3,9 bilhões.

Os negócios focados no mercado infantil já se mostraram promissores em diversos países. No país existem mais de 38,79 milhões crianças com idade de até 13 anos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias infantis movimenta R$ 2 bilhões por ano no Brasil. Ainda de acordo com as informações do órgão, houve um crescimento de 6,9% em 2021 no setor de lazer e entretenimento, que engloba também as franquias direcionadas para o público infantil. Já quando falamos no aumento no número de unidades, o crescimento foi de 9%. A ABF também indica que as franquias deste nicho faturam cerca de R$ 2 bilhões todo ano. Isso inclui empresas de entretenimento, calçados, brinquedos e mais.

Além disso, o Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) projeta crescimento de 29,6% do volume de vendas dos brechós em 2022 e já estima que o mercado de roupas usadas pode ultrapassar o varejo de moda em 2024 e ultrapassando o valor do setor de fast fashion até 2030.

O Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) projeta crescimento de 29,6% do volume de vendas dos brechós em 2022 e já estima que o mercado de roupas usadas pode ultrapassar o varejo de moda em 2024 e ultrapassando o valor do setor de fast fashion até 2030.

Segundo o Relatório de Revenda de 2022, da GlobalData, cerca de 41% dos consumidores procuram primeiro roupas de segunda mão quando estão comprando. Já entre a Geração Z (nascidos a partir de 1995 até aproximadamente 2010) e os Millennials (ou Geração Y, que nasceu entre os anos 80 e início dos 90), este número sobe para 62%.

FONTE: MonitorMercatil