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1 fev 2013

Vender para as mamães exige especialização

RENATO JAKITAS – O Estado de S.Paulo

Cinco bebês nascem por minuto no Brasil, segundo o
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E para cada um deles,
aponta o mercado, uma família de classe média desembolsa cerca de R$ 5 mil na
aquisição do enxoval que irá acompanhá-lo no primeiro ano de vida.

No entanto, especialistas ouvidos pelo Estadão PME
recomendam: antes de sair empreendendo motivado apenas pelas perspectivas de
faturamento elevado, invista tempo e dinheiro em uma boa estratégia. O segmento
de produtos e serviços para bebês caminha velozmente para a especialização, por
isso, é preciso estar atento à concorrência e ao número de categorias de
negócios. Para crescer, será fundamental explorar os nichos. E quanto mais
específica for sua empresa, maior será a chance do empreendedor ter sucesso.

Mariane Tichauer, da Itté, importadora de produtos
para gestantes, bebês e crianças, ilustra bem a tendência. A empresa procura
pelo mundo lançamentos inovadores para vender com exclusividade no Brasil.
“O nosso foco é no produto diferente.”

Mãe pela primeira vez há quatro anos, Mariane
sentiu na pele a dificuldade de encontrar roupas e acessórios adequados ao seu
estilo de vida. “Era tudo muito infantilizado e a mulher ficava horrível
com uma bolsa de plástico rosa estampada pelo Mickey Mouse”, conta a
empreendedora. Mariane, porém, viu no problema uma oportunidade, largou o
emprego na área de telecomunicações e saiu pelo mundo visitando feiras de
bebês.

Ao fim da temporada de pesquisa, ela fechou
contrato com três marcas estrangeiras e, hoje, distribui uma linha de 130
produtos para todo o Brasil. O faturamento em 2012, segundo ano de atividade da
Itté, chegou a R$ 1,2 milhão. “Estamos indo bem. Queremos, no mínimo,
dobrar esse faturamento agora em 2013”, projeta.

Reduzir o portfólio para explorar nichos também é
uma preocupação dos comerciantes da Rua Santa Justina, que concentra 14 lojas
de bebês no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo.

Lá, o modelo de megastores, onde a cliente
encontrava todo o enxoval do bebê em um mesmo lugar, cedeu espaço para empresas
especializadas: ou lojas de móveis, ou de ves