Sindivestuário / Matérias  / Vendas de produtos da Copa devem gerar até R$ 2 bi
28 jun 2012

Vendas de produtos da Copa devem gerar até R$ 2 bi

Por Letícia Casado | De São Paulo

As vendas de produtos licenciados para a Copa do Mundo de 2014 devem movimentar entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões no Brasil nos próximos dois anos. A estimativa é da Globo Marcas, licenciadora master dos jogos de 2014 e da Copa das Confederações, outro campeonato da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que será realizado no Brasil em 2013.

A Globo Marcas vai atuar em duas frentes: licenciamento de produtos e franquia de lojas oficiais. De acordo com uma fonte ouvida pelo Valor, o valor médio dos royalties a serem pagos à Globo Marcas deve ficar entre 10% e 12%. José Luiz Bartolo, diretor de licenciamento da TV Globo, não confirma esses números, diz apenas que o percentual vai variar.

A Globo Marcas vai licenciar produtos em diversas categorias, de vestuário a brinquedos. Os produtos terão apenas a marca da Fifa e não vão levar o logo do fabricante. Bartolo diz que 14 categorias de produtos devem ser licenciadas e o número de itens deve girar em torno de 2 mil. Segundo ele, não é possível estimar em quantos pontos de venda os produtos licenciados estarão presentes, mas serão “milhares”.

O varejo oficial deve contar com 300 a 350 lojas. Esses pontos vão de quiosques a megalojas (acima de 2 mil m2), funcionarão no sistema de franquia e estarão espalhados em shoppings e nos 12 estádios que receberão os jogos. Pelo plano, cada estádio terá várias lojas, uma por setor, já que os torcedores não têm trânsito livre entre as arquibancadas.

Os produtos também estarão à venda no site da Fifa e por meio de um catálogo oficial. Os primeiros produtos devem chegar ao varejo no fim deste ano, para aproveitar as vendas de Natal. O carro-chefe desta etapa inicial é o mascote, que será anunciado em setembro.

No primeiro semestre de 2013, as lojas devem estar abastecidas com material escolar relacionado à Copa das Confederações. O site de vendas também deve estar operando. No segundo semestre do ano que vem, a meta é ampliar o sortimento com itens da Copa de 2014. “A partir de junho de 2013 teremos a gama de 2014. Muitos turistas virão ao país, e o futebol é a paixão nacional”, diz Bartolo.

A Globo Marcas também vai negociar diretamente com grandes varejistas, incluindo os três grandes grupos supermercadistas do país Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart. “Estamos apresentando à Fifa um ‘business plan’ com estratégia de distribuição. Vamos chegar a esses três grandes, mas sempre no ‘timing’ e em parceria com a Fifa e com nossos licenciados”, diz Bartolo.

Fora do Brasil, é a própria Fifa que faz a gestão do licenciamento. Em entrevista ao Valor, Thierry Weil, diretor de marketing da Fifa, diz que devem ser abertas lojas oficiais entre um e dois meses antes de a Copa começar. Ainda não está definido quantas unidades serão abertas e nem em quais países.

Ontem, a Globo Marcas reuniu em São P