Sindivestuário / Matérias  / Vendas da indústria do Rio cresceram 4,4% em agosto, segundo a Firjan
2 out 2012

Vendas da indústria do Rio cresceram 4,4% em agosto, segundo a Firjan

RIO – As vendas da indústria fluminense cresceram 4,4% em agosto, em comparação com julho, a maior alta do ano na série com ajuste sazonal. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira pelo boletim de agosto dos Indicadores Industriais, produzido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

?As estatísticas de agosto mostraram sinais de recuperação em resposta ao cenário de menores juros e às diversas medidas de estímulo anunciadas pelo governo?, diz a nota divulgada pela Firjan.

Dentre os 16 setores pesquisados 11 apresentaram crescimento em suas vendas, como edição e impressão (+26,27%); outros equipamentos de transporte (+23,17%); máquinas e equipamentos (+18,81%); alimentos e bebidas (+18,79%); veículos automotores (+14,26%); e produtos de metal (+14,06%). Em comparação com o ano passado, no entanto, o indicador de faturamento continua apresentando queda: -3,7% em relação a agosto de 2011 e -4,3% no acumulado de 2012.

O indicador de horas trabalhadas na produção industrial fluminense também registrou crescimento: alta de 1,3% em agosto, no comparativo com julho, depois dos ajustes sazonais. O destaque ficou com o setor de material eletrônico e comunicação (+40,34%), melhor desempenho do mês por conta da necessidade de conclusão de encomendas. No acumulado do ano o indicador ficou praticamente estável (-0,1%) em relação ao mesmo período de 2011.

Apesar da evolução positiva dos indicadores de faturamento e produção, o indicador de pessoal ocupado na indústria recuou 0,5% na comparação com julho, com ajustes sazonais, o que representou a eliminação de 2 mil postos de trabalho em agosto. É a terceira queda consecutiva no ano e a variável já acumula saldo negativo de aproximadamente 6 mil vagas na indústria fluminense em 2012, ou 2,2%.

Os setores de produtos de metal (-2,62%); minerais não metálicos (-2,54%); alimentos e bebidas (-2,24%); outros equipamentos de transporte (-1,46%); e vestuário (-1,27) foram os que apresentaram maior redução.

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.