Sindivestuário / Matérias  / Varejistas comemoram resultados e apostam em expansão das lojas
29 jul 2011

Varejistas comemoram resultados e apostam em expansão das lojas

O desempenho das vendas – um dos principais termômetros da saúde na economia – no Ceará confirma as avaliações otimistas sobre o Estado: aumento 17% em 2010, superando a média nacional que foi de 12,2%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E o as perspectivas são igualmente boas. Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC) mostra que 42,8% deles pretendem ir às compras em julho. O resultado está um pouco abaixo do verificado em junho (43,3%), mas acima do índice de julho de 2010 (39,2%).

Os investimentos acompanham o entusiasmo das vendas. Para se ter uma ideia, dos 124 shoppings anunciados em dezembro do ano passado para serem erguidos no Brasil, cinco serão construídos em terras cearenses que já contam com 26 centros de compras desse tipo.

“As lojas, que somavam 760 em dezembro passado, passarão a 3,1 mil com os novos empreendimentos”, afirma Luis Augusto Ildefonso da Silva, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

Entre os projetos que estão prontos para sair do papel destaca-se o RioMar Shopping de Fortaleza, do Grupo JCPM, presidido por João Carlos Paes Mendonça. “O Grupo JCPM está dando continuidade a um trabalho que iniciou há dez anos na área de shoppings focando sempre a região Nordeste. Esse empreendimento será um dos maiores do Nordeste”, afirma Paes Mendonça. A proposta de construção do empreendimento já tramita na Câmara de Vereadores da capital cearense e, a partir da aprovação, a obra deve ser iniciada em cerca de 120 dias.

Com investimentos de R$ 600 milhões, o shopping abrigará, nos seus 281 mil metros quadrados de área construída, 445 lojas, 12 salas de cinema, além de teatro, restaurantes e 6.200 vagas para estacionamento, podendo ser ampliado em mais 914 vagas. A previsão é de que R$ 150 milhões sejam gerados anualmente apenas em impostos federais, estaduais e municipais.

O Nordeste é um atraente polo para a indústria de shopping centers, um importante indicador do aumento na capacidade de consumo de sua população. Hoje essa região já representa 15% do total de shoppings existentes no Brasil. Contabiliza 59 empreendimentos e mantém-se em terceiro lugar na classificação do segmento, ainda distantes da a região Sudeste – que lidera com 218 shoppings.

“A frequência média mensal nos 26 shoppings cearenses é de 6,7 milhões de pessoas. O Ceará tem um crescimento econômico sustentável”, garante Ildefonso da Silva. Ainda de acordo com o diretor da Alshop, a frequência mensal dos consumidores nos shoppings instalados no Nordeste subiu 15,35% no ano passado em relação ao anterior, alcançando um trânsito de 68,6 milhões pessoas. Esse crescimento perde apenas para o da região Sudeste, que teve aumento de 60,97%, o equivalente a 272,5 milhões de frequentadores. “Apenas o Shopping Norte Fortaleza recebe 2 milhões de pessoas mensalmente. As medidas adotadas pelo governo para frear o consumo não refletiram no segmento até agora”, diz.

Os números contabilizados pelo varejo embasam a afirmação do diretor. De acordo com o vice-presidente da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), Ranieri Leitão, o incremento das vendas em julho ocorre por conta dos turistas que visitam a cidade. O consumo será maior nos segmentos de vestuário, calçados, acessórios, bares, restaurantes e entretenimento. Entre os moradores de Fortaleza pesquisados, os produtos mais procurados são geladeiras e freezers – com 14,2% da intenção de compra -, seguidos de artigos de vestuário, televisores, máquina de lavar roupa, computadores e calçados.

O estudo intitulado “Pesquisa de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Fortaleza (ICC)” demonstra ainda que