Sindivestuário / Matérias  / Sindivestuário presente ao Encontro da CGTB em defesa da indústria brasileira
14 set 2012

Sindivestuário presente ao Encontro da CGTB em defesa da indústria brasileira

O presidente do Sindivestuário, Ronald Masijah, e os diretores executivos da entidade, Maria Thereza Pugliese e Haroldo Silva, participaram quinta-feira (06/09)  do Encontro Nacional da Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), em São Paulo, que contou também com as presenças do ministro do Trabalho, Brizola Neto, do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, e do superintendente da Abit, Fernando Pimentel.

O Encontro da CGTB teve como objetivo unir trabalhadores, empresários e Governo Federal para, juntos, se buscar alternativas para melhorar a competitividade da indústria brasileira frente ao recuo de 2,1% na produção dos últimos 12 meses — e cada vem perdendo mais participação na economia.

?Indústria têxtil e de vestuário vem fechando portas e demitindo como nunca. Ou o Governo está do lado dos brasileiros ou não teremos mais roupas fabricadas no Brasil em pouco tempo?, disse o presidente do Sindivestuário, Ronald Masijah em sua palestra. ?Só com uma indústria forte teremos empregos e mercado. Precisamos de medidas governamentais que defendam a indústria e o emprego brasileiros?.

Masijah citou uma série de entraves e gargalos que tiram a competitividade do setor de vestuário brasileiro, tais como: taxas de juros ainda elevadíssimas em relação aos países concorrentes; câmbio irreal; enxurrada de produtos importados; altos custos trabalhistas. ?O governo não pode se furtar em fazer sua parte. Nós, empresários e trabalhadores, estamos fazendo a nossa, mas precisamos do apoio do governo para termos melhores condições para a produção nacional e segurança no mercado, que se contenha os exageros dos importados como os vividos hoje pela rede de varejo?, disse.

Segundo números apresentados no Encontro, a indústria como um todo, que havia crescido 10% em 2010, estagnou em 2011 e entrou em declínio no primeiro trimestre de 2012?, alerta a entidade. O fechamento foi negativo tanto no confronto com o mesmo período de 2011 (-3,0%), quanto no comparativo com o trimestre imediatamente anterior (-0,5%). Nos três primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período de 2011, houve perda de nos setores de bens de consumo duráveis (-11,6%) e de bens de capital (-11,4%).

Para presidente da CGTB, Ubiraci Dantas de Oliveira (Bira), ?é fundamental que trabalhadores e empresários se unam em defesa da indústria nacional diante do processo de desindustrialização que o país vive, fruto de uma desnacionalização da economia?.

?Nosso crescimento caiu dos 7,5% do último ano do governo Lula para menos de 3%. O câmbio se desequilibrou. A Indústria estagnou. E o setor público pagou só de juros ao sistema financeiro 236 bilhões de reais – uma alta de 23% em relação a 2010?, destacou Bira.  ?Para sair dessa estagnação é preciso mais d