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3 maio 2012

Para presentear as mães, 26% dos consumidores gastarão até R$ 200

Impulsionados pelo corte nas taxas de juros, os empresários do varejo acreditam que o consumidor gaste mais neste Dia das Mães em relação à mesma data de 2011. Pesquisa da Serasa Experian, empresa especializada em informações financeiras, revela que, das seis faixas de gasto pesquisadas, em quatro delas deve ocorrer um porcentual maior de pessoas desembolsando recursos para as compras.


O maior acréscimo está previsto na faixa de gasto entre R$ 101 e R$ 200, mostra a pesquisa. Em 2011, 19% dos negócios estavam concentrados nessa faixa. Para este ano, a fatia aumentou para 26%. Crescimento significativo, de 3% em 2011 para 6% dos negócios em 2012, deve ser registrado na faixa de gasto entre R$ 301 e R$ 500. Em contrapartida, na faixa de desembolso de até de R$ 50 deve haver retração no volume de negócios, de 32%, em 2011, para 23%, em 2012.


Os empresários também esperam um volume maior de compras a prazo em relação a 2011. Para este Dia das Mães, eles acreditam que metade dos negócios serão a prazo e metade à vista. No ano passado, 52% das vendas foram à vista e 48%, a prazo.


“A redução das taxas de juros já começou a estimular a expectativa dos empresários de vender uma volume maior de produtos a prazo, mesmo com a inadimplência ainda em níveis elevados”, observa o assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida.


Ele destaca que as expectativas de faturar mais e de vender um volume maior de produtos a prazo estão atreladas aos itens que devem ter um crescimento de vendas, na opinião dos varejistas.


De acordo com a enquete, mais uma vez os artigos de vestuário e acessórios serão os mais ofertados. Neste ano, o porcentual será de 32% ante 30% no ano passado. Mas também deve ganhar relevância a oferta de produtos de maior valor em razão do corte nos juros e das facilidade de pagamento. / M.D.C.


O Estado de S.Paulo