Topo
Sindivestuário / Comportamento  / Novo algorítimo para o Instagram quer ajudar usuários a se vestir melhor
24 jun 2015

Novo algorítimo para o Instagram quer ajudar usuários a se vestir melhor

As ferramentas de reconhecimento de imagens começam a chegar a um nível tão detalhado que não será mais preciso analisar um rosto para reconhecer as pessoas. Enquanto algumas redes sociais se dedicam em utilizar esses avanços para identificar usuários, como é o caso do Facebook, outros desenvolvedores pensam em aplicações diferentes.

Os usuários do Instagram que utilizam o serviço para postar fotos de suas vestimentas e se preocupam se suas cores e modelos estão de acordo com a moda, provavelmente gostarão dessa ideia dos pesquisadores da Universidade de Toronto.

A premissa do algorítimo que eles desenvolveram é analisar as fotos que forem enviadas, ou melhor, avaliar suas roupas e acessórios, e dizer como você poderá se vestir de maneira mais“fashion”. Como não é difícil perceber, os “fashionistas” não perdem tempo em utilizar as redes sociais para exibir suas combinações de roupas, além de algumas edições nas fotos como filtros ou técnicas mais avançadas. As pessoas buscam pelas fotos “perfeitas”.

O objetivo da pesquisa era aprender e prever o quanto uma pessoa está dentro da moda, se está bem vestida ou não, em uma fotografia, e sugerir melhorias sutis que pudessem melhorar o vestuário.

As pessoas querem ter uma boa aparência de negócios ou casual, elegante ou desportivo, sexy mas não vulgar, e, claro, na moda, particularmente quando enviam suas fotos on-line

A equipe começou a pesquisa analisando 144.169 fotos postadas no site Chictopia, que tem o foco em usuários que gostam de mostrar fotografias de suas vestimentas. Outros visitantes podem então votar e comentar nas imagens, e os dados dos votos são assim coletados, além dos comentários e as tags utilizadas para descrever as roupas.

im1

Além de “julgar” as peças de roupas em si, baseado nessas informações, o algorítimo é capaz de analisar outros fatores para se obter uma foto mais atrativa. Por exemplo, os usuários poderão receber sugestões de cenário, iluminação e ângulos.

A técnica é tão profunda que o algorítimo pode mostrar tendências de moda e diversas roupas de todo o mundo a partir dos últimos 6 anos. Os pesquisadores descrevem como uma ferramenta útil para os consumidores e designers.

Essa análise é importante para os usuários, pois eles podem adaptar-se às tendências em” tempo real”, bem como para a indústria da moda, que pode adaptar seus novos projetos com base na popularidade dos tipos de vestuário

A ferramenta, como se pode perceber, se baseia naquilo que as pessoas dizem, curtem – ou não – sobre a vestimenta de outras pessoas. Claro, há muita gente que entende do assunto “moda” que gosta de dar opiniões e dicas em sites como o Chictopia, e é daí que vem as informações que o novo algorítimo utiliza para aprender sobre o assunto. E isso pode ser bem útil para aqueles que querem obter elogios de quem está por dentro da moda. Nada de errado nisso.

Porém, aos que apenas querem se vestir de modo que se sintam confortáveis e que, primeiramente, agradem a si mesmos, a ideia pode ser útil para sugerir novas roupas que talvez você goste, mas claro, não se torna um mandamento a ser seguido. No máximo, para esses, é apenas mais uma forma divertida de conferir o que os desigers oferecem, mas no fim, quem manda no seu visual, é você mesmo.

Fonte: TudoCelular