Topo
Sindivestuário / Associados  / Levi Strauss e Google se unem para lançar uma coleção denim inteligente
15 mar 2016

Levi Strauss e Google se unem para lançar uma coleção denim inteligente

Em setembro de 2015 o Google revelou o Projeto Jacquard como próximo passo na tecnologia vestível. Utilizando um novo sistema para tecer fios condutores em tecido, a iniciativa busca incorporar a interatividade do toque e gesto sobre qualquer tecido feito em teares industriais.

Objetos cotidianos como roupas e móveis podem ser transformados em superfícies interativas como as telas dos smartphones e tabletes. A era do jeans inteligente está a começar.

Google developing smart

Google developing smart

A Levi Strauss, pioneira na inovação têxtil para o jeans, tornou-se parceira do Projeto Jacquard e está investindo na introdução de tecidos condutores em uma das coleções de vestuário da Levi’s para 2016, de acordo com Paul Dillinger, vice-presidente global de Inovação e design de produto da Levi’s.

Dillinger tem desempenhado o papel de liderança na sustentabilidade socioambiental da empresa, bem como no desenvolvimento de sua coleção Wellthread, que considera todos os aspectos da produção, a partir de onde os materiais vieram e como são fabricados.

Dillinger vê os tecidos condutores e o uso da tecnologia vestível como a próxima fronteira que vai criar toda uma nova indústria unindo moda e eletrônica, e com ela uma infinidade de novas possibilidades.

Segundo o dirigente, “eu acredito que o significado do vestuário e nossa compreensão do seu valor e lugar em nossas vidas estão prestes a mudar. Quando tecnologias avançadas começam a ser tecidas em nosso vestuário, temos uma ocasião para reescrever o relacionamento com as roupas que compramos e usamos”.

Imagina que tua roupa pode se tornar uma plataforma interativa para novas aplicações digitais úteis, controlando outros dispositivos inteligentes. As ‘novidades sazonais’ que as marcas de moda lançam o tempo inteiro tornam-se obsoletas nesse novo sistema, pois, em vez de lançar tendências de roupas físicas, será lançada apenas a reconfiguração das novas aplicações, que podem ser descarregadas na roupa.

“Este tipo de futuro com roupas inteligentes interativas pode ser desconfortável para os estilistas”, diz Dillinger. “Isso vai exigir que os criadores aprendam novas habilidades e tornem-se ousados na criação de uma nova indústria, unindo moda e eletrônica.

levis

Paul Dillinger, vice-presidente global de Inovação e design de produto da Levi’s. – Reprodução

“Como a tecnologia vestível continua a expandir-se à moda, tecidos inteligentes surgem para tornar as roupas multifuncionais, podendo fazer muito mais do que apenas carregar os nossos telemóveis. O Projeto Jacquard pode ajudar a criar uma gama de novas funcionalidades para as roupas inteligentes”, diz o especialista.

A parceria entre a Levi’s e o Google é muito interessante, já que a marca tem um profundo conhecimento e entendimento da fabricação de peças de ganga, tendo o Google o mesmo conhecimento na área de tecnologias, plataformas e sistemas digitais necessários para tornar a tecnologia vestível aplicada à moda uma possibilidade viável.

Para duas empresas californianas que buscam ser referência mundial em seus respetivos nichos de mercado, essa união dará um enorme impulso à massificação das roupas inteligentes. Agora, é só esperar para ver quais as funcionalidades que as roupas da coleção Levi’s 2016 trarão às lojas.

Fonte: FashionMag (Portugal)