Sindivestuário / Matérias  / IPC-S desacelera para 1,01% na 4ª semana de janeiro, diz FGV
1 fev 2013

IPC-S desacelera para 1,01% na 4ª semana de janeiro, diz FGV

SÃO PAULO – A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) registrou ligeira desaceleração ao subir 1,01% na última quadrissemana de janeiro, que corresponde ao fechamento do mês, ante leitura de 1,03% na semana anterior, conforme divulgou nesta sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com o resultado, o indicador acumula alta de 5,95% em 12 meses.

Na quarta semana do mês passado, quatro das oito classes de despesa do IPC-S registraram variações mais altas, na comparação com a terceira semana.

Educação, leitura e recreação passou de alta de 2,8% para 3,99%; alimentação, de 2,08% para 2,18%; despesas diversas, de 3,82% para 4,22% e vestuário, de 0,17% para 0,29%.

Nessas classes de despesa, os destaques partiram dos itens: cursos formais (de 5,87% para 8,11%), hortaliças e legumes (de 16,81% para 20,02%), cigarros (de 8,35% para 9,31%) e roupas (de -0,31% para -0,11%), respectivamente.

Ritmo menor

Habitação (de 0,42% para -0,17%) e saúde e cuidados pessoais (de 0,47% para 0,40%) registraram desaceleração por conta de itens como tarifa de energia elétrica (-0,43% para -5,19%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (-0,17% para -0,48%).

Os grupos transportes e comunicação repetiram as taxas registradas na última apuração, 0,20% e 0,02%, respectivamente. Apesar da estabilidade, a FGV destaca a elevação dos preços de automóvel novo (de 0,75% para 1,11%) e mensalidade para internet (de 0,39% para 0,48%).

O IPC-S é aferido em sete capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Distrito Federal.

(Valor)

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.