Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Inadimplência dá sinal de queda em SP
3 maio 2012

Inadimplência dá sinal de queda em SP

Indicador da Associação Comercial de São Paulo cai de 9,1% para 8,4% em um ano e aumenta expectativas de vendas para o Dia das Mães

O movimento de queda dos juros, que começou com o corte na taxa básica e foi intensificado nos bancos, já começa a surtir efeito na inadimplência e nas perspectivas de vendas para o Dia das Mães. Pela primeira vez desde janeiro de 2011, a inadimplência líquida do consumidor em abril foi menor na comparação anual. No mês passado, o indicador ficou em 8,4%, ante 9,1% em abril de 2011, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

“Esse é o primeiro sinal de que os juros menores estão começando a ajudar na recuperação do crédito e, numa segunda etapa, melhora as vendas do Dia das Mães. Uma coisa puxa a outra”, afirma o economista da ACSP, Emílio Alfieri. Ele diz que muitos consumidores estão mudando de banco em busca de juros menores e com isso conseguem renegociar o pagamento das prestações atrasadas a um custo menor. A inadimplência líquida é calculada com base no saldo entre os carnês inadimplentes e renegociados em relação às vendas de três meses anteriores.

Os resultados de vendas de abril da ACSP, que mede as vendas na cidade de São Paulo, indicam que o ritmo do varejo continua moderado, com alta de 2,7% nas consultas para o crediário em relação a abril de 2011, e de 2,8% nos negócios à vista. Depois do corte nos juros, Alfieri acredita que o crescimento das vendas do Dia das Mães, a melhor data do varejo depois do Natal, pode chegar a 6%.

Prognóstico quase equivalente foi feito pela Alshop, que reúne os lojistas de shoppings. Levantamento feito com 120 lojistas indica um crescimento médio de 8% no faturamento do Dia das Mães deste ano em relação ao de 2011.

“As taxas de crescimento de vendas de 2010 e 2011 foram maiores do que a de 2012. Mas a base de comparação é muito forte”, pondera o diretor de Relações Institucionais da Alshop, Luís Augusto Ildefonso da Silva. Segu