Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Impostômetro deve atingir R$ 400 bi
14 abr 2011

Impostômetro deve atingir R$ 400 bi

Ferramenta deve marcar valor nesta sexta-feira (15), dez dias antes do prazo de 2010

Desde o começo deste ano, o brasileiro já pagou R$ 393 bilhões em impostos federais, estaduais e municipais, segundo o impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

A previsão do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), que é parceiro da ACSP no impostômetro, divulgada nesta quarta-feira (13), é de que o valor deve atingir a marca dos R$ 400 bilhões nesta sexta-feira (15).

Em 2010, a marca foi alcançada apenas em 25 de abril, ou seja, dez dias depois do prazo deste ano. Isso significa que o valor arrecadado está subindo mais rápido neste ano e a arrecadação dos governos em 2011 deve ser maior.

A estimativa é que o total de tributos e cobranças passe de R$ 1,4 trilhão. Esse número é quase o dobro do total arrecadado em 2005 (R$ 732,87 bilhões) e, se for atingido, será um novo recorde. O recorde de 2010 é de R$ 1,27 trilhão. Em 2009, foram R$ 1,09 trilhão. Em 2008, foram R$ 1,06 trilhão em impostos

O impostômetro, que mede os impostos pagos no país, completa seis anos na próxima quarta-feira (20). A ferramenta vem apresentando uma velocidade cada vez maior na arrecadação de impostos pagos pelos brasileiros. O presidente da associação, Rogério Amato, comentou a mudança.

– Com esse desempenho na arrecadação era de se esperar pelo menos duas coisas: que o resultado das contas públicas fosse melhor e que ninguém mais ousasse falar em qualquer tipo de aumento de impostos.

Fonte: R7