Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Depois da Osklen, Alpargatas estuda mais aquisições
11 out 2012

Depois da Osklen, Alpargatas estuda mais aquisições

A Alpargatas anunciou ontem a aquisição de 30% do capital da varejista de moda carioca Osklen, que faturou R$ 250 milhões no ano passado. Em até 17 meses, a dona da marca Havaianas pretende assumir o controle da empresa fundada pelo estilista Oskar Metsavaht, com a compra de uma fatia adicional de 30%, uma opção prevista no acordo firmado entre as empresas.

“A chance de não assumirmos o controle é mínima”, disse ontem o presidente da Alpargatas, Márcio Utsch.

O montate total da aquisição será equivalente ao resultado do percentual já adquirido (30%) multiplicado por 13 vezes o Ebitda da Osklen nos próximos 12 meses, descontada a dívida líquida. Por enquanto, a Alpargatas pagou uma primeira parcela de R$ 67,5 milhões.

Com a aquisição da Osklen, a Alpargatas entra no segmento de moda premium, ainda não explorado pela companhia, que atua no mercado calçadista de sandálias e esportivo. Conhecida pela marca Havaianas, a Alpargatas também é dona da Dupé, Topper, Rainha, Mizuno, Timberland, Sete Léguas e Meggashop.

Utsch diz que a aquisição da Osklen não é um movimento isolado na Alpargatas. Há dois anos, a empresa montou uma equipe interna para se dedicar exclusivamente à área de aquisições. “Estamos pensando na complementação do nosso portfólio de produtos”, disse.

A associação com a Osklen – que tem hoje 71 lojas – também fortalece a operação da Alpargatas no varejo. Atualmente, a companhia tem 337 lojas no Brasil e fora do país, mas o canal multimarcas ainda prevalece na sua receita. “Não queremos agregar só sinergias. Sinergias uma hora acabam. Queremos agregar competência”, afirmou Utsch. O executivo não descarta a possibilidade da Alpargatas comprar outras empresas de moda de luxo, segmento que costuma apresentar boas margens.

Nos últimos três anos, a Osklen vinha crescendo a uma média de 10% ao ano. “Não estava buscando a liquidez da Osklen. Para mim a Osklen ainda está no meio do caminho”, disse Oskar Metsavaht, que continuará exercendo no comando da companhia que fundou, principalmente na área de criação.

Metsavaht não informou os planos de abertura de lojas da Osklen. Disse apenas que a empresa quer ampliar seu portfólio de produtos e também crescer no canal multimarcas, onde ele enxerga bastante potencial.

O namoro entre Osklen e Alpargatas demorou pouco mais de um ano, conta o fundador da varejista de moda. Ele diz que procurou um parceiro com o qual pudesse “caminhar junto”. “Melhor de que ser mais uma marca dentro de uma empresa grande”, afirmou Metsavaht.

A associação com a Alpargatas, disse Metsavah, não vai alterar o posicionamento da Osklen, que foi fundada no Rio de Janeiro, em 1989. A marca tem hoje reconhecimento internacional, com oito das suas lojas localizadas em Nova York, Miami, Tóquio, Buenos Aires e Punta del Este e exporta para outros países. Além de vestuário, a Osklen também comercializa calçados e acessórios.

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.