Sindivestuário / Associados  / Crise Econômica Afeta Satisfação Do Consumidor Com Setor De Vestuário
19 nov 2015

Crise Econômica Afeta Satisfação Do Consumidor Com Setor De Vestuário

A crise econômica afeta a satisfação dos consumidores com o setor de vestuário, de acordo com o INSC – Índice Nacional de Satisfação dos Consumidores, medido pela ESPM. Em outubro, a avaliação das empresas pesquisadas – Renner, Riachuelo, Marisa e Lojas Colombo – registrou a maior queda do período, 9,5pp passando de 79,4% para 69,9%. A retração se deu em três dos quatro players analisados, mas o grande impacto, que gerou grande buzz negativo na internet, foi o anúncio de uma das companhias de encerrar sua operação de venda direta em função da situação da economia. Alguns consumidores chegaram a questionar se as lojas físicas iriam fechar e, em muitos posts, a presidente Dilma foi mencionada.
Globalmente, o INSC fechou o mês com desempenho negativo de 0,3pp – de 52,8% em setembro para 52,5% em outubro. Dos 23 setores pesquisados, nove apresentaram alta na satisfação: lojas de departamento (+ 1,1pp), indústria automobilística (+ 1,2pp), indústria digital (+ 0,6pp), personal care (+ 0,2pp), bebidas (+ 2,6pp), comunicações (+ 0,7pp), indústria farmacêutica (+ 0,1pp), convênios médicos (+ 2,8pp) e construtoras (+ 1,8pp). Além de vestuário, os demais segmentos tiveram queda na avaliação dos consumidores. São eles: supermercados (- 0,2pp), drogarias (- 1,3pp), eletroeletrônicos (- 0,1pp), indústria alimentícia (- 1,6pp), bens de consumo (- 2,3pp), bancos (- 1,1pp), seguradoras (- 2,1pp), hospitais & laboratório (- 1,5pp), aviação (- 4,8pp), transportes metropolitanos (- 1,6pp), saneamento básico (- 1,1pp), energia elétrica (- 0,2pp) e gás (- 1,8pp).
O INSC é o primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados pela internet e analisa mensalmente o que pensam os consumidores sobre 92 empresas de 23 setores econômicos.
Fonte: Segs