Topo
Sindivestuário / Matérias  / Aventura franqueada
2 out 2012

Aventura franqueada

O rali Dakar nunca passou pelo Brasil. Ainda assim, o país é o número um em licenciamentos no mundo – fatura quase R$ 1 bilhão por ano – e está prestes a estrear um novo modelo de negócio da marca, as franquias. Acreditando na paixão dos moços pelas corridas automobilísticas de aventura, a expectativa é ter de cinco a dez lojas no ano que vem, em shoppings e em lojas de rua de grandes capitais. Nesses espaços será vendida boa parte dos cerca de 600 produtos das 11 marcas licenciadas da Dakar no Brasil, que contemplam de carros a sapatos. “Os brasileiros gostam de rali. Além disso, o fato da marca ter um espírito jovem, de superação, ajuda muito para o bom desempenho dos produtos”, explica Álvaro Bruch Júnior, responsável pela Dakar Licensing no Brasil. 


Outra novidade que está sendo preparada para o ano que vem é o primeiro licenciamento de brinquedos da marca. Entre as que estão no mercado atualmente há carros (a Pajero Dakar, da Mitsubishi Motors), vestuário e acessórios (da Swell Têxtil), calçados (da Domenicca e da Flow Up), capacetes (da Starplast/ Bieffe), acessórios para motoqueiros (da Maxine e da MotoCross), cadernos (da Tilibra), mochilas (da Nautika) e óculos (da HB). Bruch Júnior conta que ainda há espaço para crescer mais nos próximos anos, principalmente com a possibilidade do rali Dakar largar do Brasil em 2014. “A paixão por carros e pelo rali vai além das classes A e B, o que nos permite ter produtos de luxo, mas também itens mais acessíveis. 


Queremos nos estabelecer no mercado com uma linha de lifestyle, direcionada para um público de estilo casual sem abrir mão da qualidade”, diz o executivo. Para divulgar a marca Dakar no Brasil mesmo sem ter a competição por perto, a empresa faz ações pontuais de divulgação, com participações em feiras anuais como a Adventure Sports Fair e o Salão 2 Rodas.

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.