Sindivestuário / Matérias  / Setor de confecções comemora desoneração anunciada pelo governo
5 ago 2011

Setor de confecções comemora desoneração anunciada pelo governo

SÃO PAULO – O setor de confecções, um dos quatro segmentos beneficiados no ?Plano Brasil Maior?, aprovou o pacote de desoneração trubutária anunciado hoje pela presidente Dilma Roussef. Porém, representantes de entidade e empresas do setor ainda têm dúvidas sobre a real eficácia das medidas. Entre as novidades anunciadas pelo governo que geraram atenção das confeção é a redução para zero da alíquota de 20% do INSS e a cobrança sobre o faturamento com alíquota a partir de 1,5%, conforme o setor.

?Achei a medida exepcional. Não há cabimento onerar as empresas que têm mais trabalhadores e o nosso setor é de mão de obra intensiva, emprega cerca de 1,6 milhão pessoas?, disse Roberto Chadad, presidente da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), que representa um setor com de 30 mil confecções no país. Chadad lembra que esse pleito é feito desde 1986, ainda na época em que o Nelson Alvarenga, da Ellus, e o Renato Kherlakian, criador da Zoomp, faziam parte da Abravest.

?Quebrei a mão de tanto esmurrar a parede reclamando os tributos que tínhamos que pagar?, disse o estilista Kherlakian, que na década de 1980 fazia enorme sucesso com a grife de jeanswear Zoomp. A  Zoomp foi vendida para investidores há cerca de cinco anos e hoje Kherlakian tem uma grife de jeans premium. ?Ainda não sabemos qual será o real benefício das medidas porque as alíquotas não estão definidas. Nos últimos quatro ou cinco anos, as importações de confecções aumentaram de 5% para até 40% da nossa empresa?, disse Nelson Alvarenga, fundador da Ellus e sócio da Inbrands, holding de moda do fundo de investimento PCP.

A Hering, uma das maiores fabricantes de moda jovem com cerca de 5,5 mil funcionários em suas fábricas, também aguarda mais detalhes do pacote de desoneração para mensurar o real benefício da medida. ?A principio não parece que a medida vai trazer grandes reduções de custos. Mas precisamos aguardar a regulamentação para saber exatamento o impacto?, explicou Frederico Oldani, diretor de RI da Hering, que também atua como varejista.

(Beth Koike | Valor)