Sindivestuário / Matérias  / Representantes do setor têxtil e de confecções pedem apoio parlamentar
20 abr 2012

Representantes do setor têxtil e de confecções pedem apoio parlamentar

A Frente Parlamentar em Defesa do Setor Têxtil e de Confecção, coordenada pelo deputado Chico Sardelli (PV) realizou nesta segunda-feira, 16/4, a primeira reunião do ano para debater as dificuldades do setor no Estado.

Ronald Masifah, presidente do Sindicato da Indústria do vestuário feminino e infanto-juvenil de São Paulo, apresentou à frente dados recentes do setor, baseados em levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que comparam a queda da produção de vestiário nacional com a estadual. Conforme o instituto, enquanto a produção brasileira teve queda de 19,55%, a produção do Estado de São Paulo caiu 33,09%. ?Número nunca visto antes em São Paulo.

A situação se deteriorou muito mais rápido do que o imaginado?, comentou Masifah. Entre os fatores que causaram esse quadro estão aguerra fiscal entre Estados, a importação de tecidos e roupas (especialmente da China), a importação via turismo e falta de adequação dos direitos trabalhistas com relação à realidade empresarial.

Por outro lado, os representantes dos trabalhadores afirmam que o piso da categoria é muito baixo (R$ 676) –menor que o piso regional (R$ 690). Para Sérgio Marques, representante do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de São Paulo, o empresariado precisa ter mais cuidado ao