Topo
Sindivestuário / Destaque  / Ralph Lauren deixa presidência executiva da sua empresa
30 set 2015

Ralph Lauren deixa presidência executiva da sua empresa

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O criador da marca Polo vai deixar de ser o CEO da empresa que fundou, a Ralph Lauren, avança o The New York Times. No entanto, vai continuar a marcar presença e espera formar uma boa parceria com o seu sucessor, Stefan Larsson.

O estilista Ralph Lauren anunciou que vai deixar a presidência executiva da sua empresa, passando o leme para Stefan Larsson, que é atualmente vice-presidente global da marca de vestuário e acessórios Old Navy (pertencente à Gap), avançou o jornal The New York Times citado pela Business Insider.

Segundo um comunicado a que o NYT teve acesso, Larsson deixará oficialmente o seu cargo na Old Navy no próximo dia 2 de Outubro. “Uma das maiores razões para aceitar é a oportunidade de trabalhar lado a lado com alguém como Ralph”, declarou Larsson ao jornal norte-americano.

“Quando se começam a desenhar coisas que não consigo perceber, é altura de eu sair”, declarou por sua vez o criador da empresa ao NYT. No entanto, Ralph Lauren não ficará totalmente ausente da sua empresa, adiantou ao mesmo jornal. “Não sinto que esteja a demitir-me”, sublinhou. Com efeito, Ralph pretende trabalhar em conjunto com Stefan Larsson e considera que essa relação de trabalho assentará numa “parceria”.

Ralph Lauren nasceu a 14 de Outubro de 1939, em Nova Iorque, com o nome de Ralph Lifschitz. O apelido era a herança familiar de imigrantes russos da cidade de Minsk, mas Ralph preferiu mudá-lo para Lauren, por ser mais fácil de pronunciar, conforme sublinha o Mundo das Marcas.

Desde cedo se interessou por moda e em 1964, época em que as gravatas eram estreitas, começou a captar as atenções ao usar gravatas que tinham 10 centímetros de largura.

Não sendo ainda estilista nessa altura, convenceu o seu empregador – Abe Rivetz, fabricante de gravatas sediada em Boston – a produzir gravatas mais largas, que foram um sucesso de vendas. Mais tarde, com a chegada de uma nova equipa de gestão, a sua ideia foi relegada para segundo plano. Por isso, pôs mãos à obra e em 1967, juntamente com um dos seus irmãos, criou a sua marca, precisamente com uma coleção de gravatas, à qual deu o nome de Polo Fashions.

Rapidamente passou para a linha de roupas masculina e em 1969, já sob a marca Ralph Lauren, possuía um espaço de venda na conhecida cadeia de lojas departamentais Bloomingdale’s. No ano seguinte apostou também na criação de uma colecção feminina – e foi em 1970 que o tradicional emblema da Polo (um jogador de pólo montado num cavalo) foi visto pela primeira vez.

A marca Ralph Lauren – a par com a Polo – tornou-se conhecida em todo o mundo pela sofisticação dos seus produtos, “mas foi em 1974 que Ralph Lauren ganhou maior visibilidade internacional, ao vestir o actor Robert Redford no filme ‘O Grande Gatsby’”, sublinha o Mundo das Marcas.

Além do vestuário masculino e feminino e das suas produções para a alta costura, notabilizou-se igualmente pelos perfumes, linhas de artigos para a casa, acessórios e vestuário infantil.

Fonte: Jornal de Negócios (Portugal)