Topo
Sindivestuário / Matérias  / Moda masculina: com bermudas, homens mostram um pouco de pele
31 ago 2012

Moda masculina: com bermudas, homens mostram um pouco de pele

Nos bairros mais elegantes de Nova York, como Williamsburg e o Lower East Side, homens bem vestidos podem ser vistos na hora do brunch, realizando seus afazeres ou indo ao mercado de pulgas em bermudas sociais, frequentemente acompanhadas de blazers de verão e camisas xadrez. Esse estilo não invadiu apenas a América do Norte, mas a Europa também, onde jovens estilosos não têm vergonha de usar bermudas para buscar uma baguette no Marais, ou para chamar um taxi preto na Hoxton Square.


“Eu certamente notei um número maior de homens em ambos os lados do Atlântico usando shorts nas cidades”, afirmou Frank Muytjens, estilista chefe de roupas masculinas da J. Crew. “As bermudas se tornaram mais elegantes. Os homens estão mais conscientes do que nunca a respeito do caimento, do tecido e do design da peça. Eles estão usando bermudas com camisa social, paletó, um belo par de botinas, ou botas de camurça.” 

Os estudantes de moda masculina sabem que as bermudas nem sempre foram relegadas ao jardim de infância. Antes da era vitoriana, os calções ? calças justas que acabavam logo abaixo do joelho e que foram precursoras das bermudas ? eram uma vestimenta formal bastante comum. “Os calções destacavam a porção da perna entre o joelho e os pés”, afirmou Farid Chenoune, autor do livro “A History of Men’s Fashion”. 

“Fazia parte do código de beleza masculina ter pernas perfeitas, especialmente a panturrilha, seguindo as linhas das antigas esculturas greco-romanas.” Mas os calções acabaram saindo de moda. Enquanto isso, no século XIX, as bermudas passaram a fazer parte dos uniformes nos internatos da Inglaterra e dos Estados Unidos. Daí a expressão “eu o conheço desde que usava bermudas”.

Depois da Primeira Guerra Mundial, a expansão das colônias de férias, em especial na Europa, permitiu que os homens usassem bermudas em espaços mais casuais. “Essa é a ideia por trás das ‘roupas da Riviera'”, afirmou Patrick Hughes, professor de moda na Parsons the New School for Design, em Nova York. “Se prestar atenção no crescimento das capitais do lazer ? a Cote d’Azur nos anos 1920 e 30 ? você vai ver o início do retorno das bermudas.” 

Mas uma coisa era usar bermudas no litoral, e outra era usá-las na cidade. Foi só com a revolução social dos anos 1960, juntamente com o aumento da influência da cultura do surf e das praias californianas, que elas realmente voltaram à cena. Mas até os dias de hoje as bermudas não são vistas como vestuário adequado. “Eu conheço pessoas que jamais usariam bermudas”, afirmou Chris Black, editor do popular blog de moda masculina Words for Young Men. “Existem regras. como ‘não use branco depois do dia do trabalho’, que são levadas à risca por alguns rapazes. Eles seguem as dicas de pessoas como Tom Ford.” 

O atual renascimento, se é que podem