Topo
Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Moda: homens compram mais novidades que as mulheres
17 fev 2011

Moda: homens compram mais novidades que as mulheres

SÃO PAULO ? Para quem pensa que as mulheres não resistem a uma compra, uma pesquisa aponta que são os homens os primeiros a comprarem novidades de vestuário.


O Iemi (Instituto de Estudos e Marketing Industrial) concluiu que existem quatro perfis diferentes de consumidores de vestuário: os multiplicadores, os seguidores, os funcionais e os independentes. E, quando o assunto é moda, os homens lideram entre os multiplicadores, que são os primeiros a comprar novidades. Eles representam 56% desse perfil.


?Um percentual menor, ou seja, 44% das mulheres, afirmaram ser as primeiras a comprarem novidades antes dos amigos?, disse em nota o diretor do Iemi, Marcelo Villin Prado.


Para o estudo, o Iemi entrevistou 3,3 mil pessoas com idade acima de 15 anos, de todas as classes sociais e de diferentes estados.


Os multiplicadores


A pesquisa mostra que os multiplicadores buscam status por meio da moda, valorizam marcas, qualidade, estilo e também se dispõem a pagar mais por isso. Para se ter uma ideia, dos multiplicadores, 81,8% gastam mais de R$ 200 por mês com roupas. Esse percentual representa 43,9% do total dos entrevistados. De maneira geral, os multiplicadores representam 3% da população.


Pelo próprio perfil, a maior incidência dos multiplicadores está nas classes mais abastadas: 60,4% deles pertencem às classes A e B1. Contudo, a pesquisa mostra que existem multiplicadores em todos os segmentos econômicos.


Dos consumidores que se encontram nesse perfil, 85,7% compram roupa para uso próprio e apenas 1% compra roupa para os familiares.


Outros perfis


Considerando os demais perfis de consumidores de vestuário, a pesquisa mostra que há um equilíbrio entre homens e mulheres entre os seguidores ? aqueles que compram os produtos no auge das vendas. Do total que compõe esse perfil, 50,4% são homens e 49,6%, mulheres.


De maneira geral, os seguidores estão atentos à moda, mas compram quando o preço do produto não está tão alto. O estilo para esse tipo de consumidor é mais importante do que a qualidade e ele busca marcas que reflitam a sua personalidade. Os seguidores representam 39% da população, são encontrados mais entre os jovens de 25 a 34 anos e a maioria deles (58,7%) pertence às classes B2 e C.


Os funcionais representam 50% da população e 65,7% encontram-se nas classes B2 e C e têm entre 25 e 34 anos. Para os funcionais, o que importa é estar bem vestido. Para tanto, eles buscam o equilíbrio entre preço e qualidade e preferem fazer suas compras nas épocas de liquidação, quando os preços já estão mais acessíveis.


Já os independentes representam 8% da população e são mais frequentes nas classes B2 e C. Para eles, o que importa é conforto e praticidade pelo melhor preço. Este último quesito é tão importante, que os independentes chegam a gastar quatro vezes menos que um multiplicador. Suas decisões, mostra o estudo, não dependem das novidades do mercado.


 


Fonte:Uol


http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/02/16/moda-homens-compram-mais-novidades-que-as-mulheres.jhtm