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23 nov 2012

Manequins captam hábitos de consumo

Os manequins expostos nas lojas são feitos para atrair sua atenção. Logo, você poderá estar despertando a deles. O grupo Benetton é uma das marcas da moda que estão usando manequins equipados com uma tecnologia usada para identificar criminosos em aeroportos, para vigiar os frequentadores de suas lojas.

As companhias varejistas estão adotando o EyeSee, vendido pela fabricante italiana de manequins Almax, para recolher informações sobre clientes, da mesma maneira que os varejistas on-line fazem. O dispositivo de ? 4 mil está levando as lojas a ajustar suas vitrines, layouts e promoções para continuar atraindo os consumidores e estimular os gastos.

“É assustador”, diz Luca Solca, diretor de análises para o setor de artigos de luxo da Exane BNP Paribas em Londres. “Você não imaginaria que um dia estaria sendo observado por um manequim.”

O EyeSee parece bem comum do lado de fora, com sua estrutura de poliestireno, rosto sem expressão e poses improváveis. Do lado de dentro, ele não é um boneco. Uma câmera embutida em um dos olhos transmite dados para um software de reconhecimento facial igual aos que são usados pela polícia. Ele registra idade, sexo e raça dos passantes.

A demanda pelo dispositivo mostra como o comércio está se voltando para a tecnologia para ajudar a personalizar suas ofertas, uma vez que o crescimento da indústria dos artigos de luxo, que movimenta US$ 245 bilhões por ano, está perdendo força. A consultoria Bain & Co prevê que o mercado de artigos de luxo vai crescer 5% em 2012, menos da metade da taxa do ano passado.

“Qualquer software que possa ajudar a traçar o perfil das pessoas, mantendo suas identidades no anonimato, é algo fantástico”, diz Uché Okonkwo, diretor-executivo da consultoria Luxe Corp. Isso “poderá realmente melhorar a experiência de compra, a variedade de produtos e ajudar as marcas a entender melhor seus clientes”.

Algumas lojas empregam uma tecnologia parecida para observar os consumidores a partir de câmeras instaladas em lugares estratégicos, mas o EyeSee fornece informações melhores porque ficam no nível do chão e desperta a atenção dos clientes, diz a Almax.

O manequim, que começou a ser vendido em dezembro de 2011 e está sendo usado em três países da Europa e nos Estados Unidos, já levou uma loja a ajustar suas vitrines, após o sistema ter revelado que os homens que compraram nos dois primeiros dias de uma liquidação gastaram mais que as mulheres, segundo a Almax.

Um comerciante de tecidos lançou uma linha para crianças depois que um de seus manequins mostrou que as crianças representavam mais da metade do tráfego de pessoas na loja no meio da tarde. Outra loja constatou que um terço dos visitantes que passavam por suas portas após as 14h era formado por asiáticos, o que a levou a posicionar funcionários que falam mandarim nessas entradas.

Max Catanese, presidente-executivo da fabricante de manequins, não quis citar clientes, alegando acordos de confidencialidade. Cinco companhias, que incluem grandes marcas da moda, estão usando “algumas dúzias” de manequins e já encomendaram muitos mais, diz Catanese.