Sindivestuário / Matérias  / Internet é cada vez mais decisiva nas contratações
19 fev 2013

Internet é cada vez mais decisiva nas contratações

Além de analisar perfis em redes sociais, empresas também optam agora pelas entrevistas por vídeo, via Skype ou Google Hangout

NAYARA FRAGA – O Estado de S.Paulo

Quando o executivo Rodrigo Forte chegou a uma empresa americana na condição de candidato a uma vaga de emprego, o pequeno número de salas de entrevista chamou sua atenção. O ramo da companhia era justamente o de recursos humanos e sua filial brasileira, onde Forte trabalhava, tinha 40 salas, para dar conta do encontro entre candidatos e recrutadores terceirizados.

“Por que aqui há só sete salas?”, perguntou Forte. O executivo que iria entrevistá-lo explicou: “As entrevistas de emprego feitas pessoalmente não são um costume forte aqui nos Estados Unidos”. Mais tarde, Forte – hoje sócio da Exec, consultoria especializada na contratação de executivos – começou a perceber que esse cenário era um sinal dos novos tempos.

Há pelo menos 40 centros urbanos relevantes nos Estados Unidos. Se a empresa está em Nova York e o candidato está em San Francisco, por exemplo, cinco mil quilômetros de distância impedem uma conversa ao vivo. A internet, então, resolve o problema: o recrutador marca a entrevista por serviços de vídeo como Skype ou Google Hangout.

Pela câmera do computador, o candidato tem a chance de se expor e discorrer sobre as informações que ele próprio escreveu em seu perfil nas redes sociais (sim, a essa altura, o entrevistador já terá olhado seu perfil no LinkedIn e provavelmente no Twitter e no Facebook). O desempenho online será a primeira chance de causar uma boa impressão.

O modo como as empresas trabalham hoje, com investimentos em pontos muito distantes uns dos outros, indica que essa prática será cada vez mais comum. “Muitas contratações são fechadas sem o contato pessoal nos EUA e nós, certamente, caminhamos para esse lado”, diz Carlos Eduardo Altona, também sócio da Exec. A emergência de polos financeiros fora do eixo Rio-São Paulo seria um estímulo para esse novo jeito de contratar empregados.

Em geral, trata-se de uma modalidade usada para cargos de alta gerência, segundo a consultoria. Mas há também algumas seleções de trainees usando o vídeo como parte do processo de avaliação do candidato. A L’Óreal, por exemplo, marcou entrevistas pelo Skype como uma das últimas etapas do processo de 2012. Na Votorantim Cimentos, o recrutamento à distância é feito com todos os candidatos que residem fora da capital ou no exterior, via Skype ou Webex.

Com o aumento do uso das entrevistas por vídeo, surgem também as dúvidas dos candidatos. Em fóruns e sites, há vários comentários sobre o uso desses serviços. “Não gosto de Skype, prefiro pessoalmente” e “acho que não dá para você mostrar quem você é” foram comentários constantes num fórum criado no Orkut por candid