Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Indústria continua aquecida na geração de empregos
20 maio 2011

Indústria continua aquecida na geração de empregos

A indústria paulista contratou 46.500 trabalhadores no mês de abril, um crescimento de 1,81% sobre março, quando foram contratados 16.500 trabalhadores. Descontados os efeitos sazonais, o índice ficou estável em 0,03% no mês. Os dados foram divulgados pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

No saldo líquido do ano já são 97.000 os novos empregos em relação a 2010, o que indica alta de 3,85% no período, com forte participação das atividades ligadas a açúcar e álcool. Em abril foram abertas 30.000 vagas no setor, com o início da colheita e a intensificação da moagem de cana nas usinas. A Fiesp projeta um crescimento de 3,5% da atividade industrial paulista ao final do ano, e de 2,5% no índice de emprego (cerca de 60 mil novas vagas).

O diretor de Economia do Ciesp/Fiesp, Paulo Francini, analisa o desempenho como positivo, mas sem o vigor de anos anteriores. “Vemos certa acomodação para a indústria e, por consequência, para o emprego”, avaliou.

O governo deve anunciar em breve um pacote de medidas na tentativa de recuperar a competitividade do setor industrial, que enfrenta problemas de custo e rentabilidade por causa do câmbio desfavorável e dos altos juros no Brasil. “Dentre os setores da economia, a indústria de transformação é de longe o que mais paga tributos e mais está sofrendo com o câmbio. O objetivo maior a ser atingido é dar em troca o usufruto de maior competitividade ao setor”, opinou Paulo Francini.

Das 39 diretorias regionais do Ciesp, a maioria (30) computou alta no quadro de funcionários em abril. Entre elas, Jaú (11,34%), Sertãozinho (9,47%) e Araraquara (8,89%). Registraram as maiores baixas Santo André, com recuo de 0,74% nas contratações do período, Diadema (-0,64%) e Cotia (-0,44%). A 6ª Diretoria Regional (DR), formada pelas regionais do Ciesp em Campinas, Sorocaba e Indaiatuba, geraram, somadas, 3.800 vagas de trabalho, com destaque para o Ciesp Indaiatuba, que gerou 2.450 postos em abril, seguido pelo Ciesp Campinas com 1.250 postos e pelo Ciesp Sorocaba com apenas 100 vagas.

O Ciesp Indaiatuba abrange 13 municípios. As 2.450 vagas geradas apresentaram uma variação de 2,70% em relação a março, quando foram criados 1.300 postos de trabalho. O índice do nível de emprego no Ciesp Indaiatuba foi influenciado pelas variações positivas dos setores de Produtos Alimentícios (27,87%), Veículos Automotores e Autopeças (1,98%), Produtos de Borracha e Plástico (0,94%) e Produtos de Metal exceto Máquinas e Equipamentos (0,74%). Já o nível de emprego no Ciesp Campinas, que atende a uma região formada por 19 municípios, apresentou resultado positivo no mês de abril, com variação positiva de 0,72%, o que significou um acréscimo de aproximadamente 1.250.

Os postos de trabalho registrados em abril contaram com influência das variações positivas dos setores de Produtos Alimentícios (2,32%), Produtos de Borracha e Plástico (2,00%), Produtos de Metal exceto Máquinas e Equipamentos (1,21%), Produtos Químicos (0,85%) e Veículos Automotores e Autopeças (0,08%).

O Ciesp Sorocaba representa 47 municípios e apresentou uma variação positiva de 0,11% no mês de abril de 2011 em relação ao mês anterior, o que significou um acréscimo de aproximadamente 100 postos de trabalho. Houve redução em relação a março, quando foram criadas 300 vagas de emprego.

O índice do nível de emprego industrial da Diretoria Regional do Ciesp em Sorocaba foi influenciado pelas variações positivas dos setores de Produtos Alimentícios (1,63%), Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (0,18%) e Metalurgia (0,57%).

Fonte: DCI