Topo
Sindivestuário / Matérias  / Estilista baiana faz vestidos com tradicional fita do Senhor do Bonfim
12 mar 2013

Estilista baiana faz vestidos com tradicional fita do Senhor do Bonfim

Uma lembrança tradicional de Salvador (BA), a fita do Senhor do Bonfim virou artigo de moda nas mãos da estilista baiana Nea Santtana, 27. Ela faz vestidos, calçados e acessórios utilizando as famosas fitas coloridas.

A empreendedora aprendeu a costurar aos 12 anos com a mãe, que a levava frequentemente à igreja. Ao ver os turistas amarrarem as fitas do Senhor do Bonfim no pulso e fazerem pedidos, Santtana começou a pensar como unir esta tradição com o trabalho que sabia fazer.

“Queria trazer para o turista um pouco da cultura baiana, mostrar que além de amarrar as fitinhas no pulso, também é possível vesti-las”, afirma.

As peças criadas pela estilista podem ser encontradas em duas lojas revendedoras de seus produtos e no próprio ateliê. Os vestidos são feitos sob medida. Em média, chegam a usar mais de 200 fitas e os mais sofisticados custam até R$ 700.

Os vestidos criados pela estilista Nea Santtana chegam a usar mais de 200 fitas do Senhor do Bonfim

Durante a Lavagem do Bonfim, festa popular religiosa que ocorre todos os anos em janeiro, as vendas da empreendedora aumentam 80% por conta dos turistas que visitam a capital baiana.

“É uma das celebrações mais conhecidas do Estado porque há uma mistura de públicos [principalmente adeptos do catolicismo e do candomblé]. A fita do Senhor do Bonfim, junto com o berimbau, são os itens mais conhecidos da Bahia”, declara Santtana.

Turismo religioso é pouco explorado no país

A estilista baiana percebeu uma oportunidade de negócio em um mercado ainda pouco explorado no Brasil: o turismo religioso. Segundo o Ministério do Turismo, em 2011 (os dados de 2012 não foram consolidados), 3,8 milhões de viagens domésticas tiveram como principal motivo a religião.

Os destinos mais procurados do turismo religiosos no país são: o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP); Círio de Nazaré, em Belém (PA); as romarias de Juazeiro do Norte (CE) e Nova Trento (SC); as cidades barrocas mineiras de Ouro Preto, Congonhas e Mariana; e Salvador (BA).

De acordo com o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Salles Lopes, o turismo religioso gera oportunidades de negócio principalmente para restaurantes, bares, albergues, taxistas, lojas de artesanato e souvenires.

Para lucrar com a presença maior de turistas e f