Sindivestuário / Matérias  / Emprego na indústria de SP cresce 0,38% em janeiro, diz Fiesp
19 fev 2013

Emprego na indústria de SP cresce 0,38% em janeiro, diz Fiesp

SÃO PAULO – O nível do emprego na indústria de transformação paulista aumentou 0,38% em janeiro, na comparação com dezembro, na série sem ajuste sazonal, com a abertura de dez mil vagas, informou nesta terça-feira a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Feitos os ajustes sazonais, o emprego subiu 0,12% no período. Esse valor é melhor que o de janeiro de 2012, quando houve queda de 0,14%, mas inferior ao de 2011 (+0,41%) e 2010 (+0,31).

Segundo Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon), da Fiesp, a indústria paulista iniciou 2013 com saldo de emprego positivo, mas a criação de vagas foi mais fraca que em anos anteriores, em que o período caracterizou retomada da economia.

Os segmentos industriais que mais demitiram em janeiro, ante dezembro, foram produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, com queda 5,8%, bebidas (-0,6%) e impressão e reprodução (-0,6%).

Entre os que mais contrataram estão fabricação de artigos de couro e calçados (+3,2%) e produtos têxteis (+1,2%).

Dos 22 setores da indústria paulista, 16 registraram aumento no nível de emprego, quatro tiveram queda e dois ficaram estáveis.

?A indústria ainda não mostrou claramente ao que veio em 2013″, afirmou Francini. Segundo ele, o emprego industrial ainda sofre as consequências da forte desaceleração da indústria em 2012. ?Viemos de um ano muito ruim. A produção do país caiu 2,7% e a de São Paulo cedeu mais que a média do país, na faixa 4%?, lembrou,

Francini ainda ponderou que o setor esperava uma recuperação mais forte no final de 2012, que não aconteceu. ?Foi uma ducha de água fria. Então, em janeiro, a indústria ainda está bem aquietada?, afirmou. Segundo o economista, a indústria trabalha com ociosidade e, numa eventual retomada da atividade serão necessárias menos contratações.

Em 2012, a indústria paulista teve saldo negativo de 2,01% no nível de emprego, com o fechamento de 52,5 mil vagas.

(Juliana Elias | Valor)

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.