Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Ecofashion de garrafa
23 fev 2012

Ecofashion de garrafa

Bruno Sedrez e sua mulher resolveram abrir o próprio negócio quando ouviram do dono da fábrica de brindes em que trabalhavam que sustentabilidade era “uma moda passageira”. O Grupo Fujiro, dirigido pelo casal, nasceu em Blumenau em 2006 para atender à demanda do mercado corporativo por camisetas e ecobags feitas com fios de PET. Seis anos e quatro milhões de garrafas depois, a empresa tem uma produção mensal média de 150 mil peças, está abrindo o escritório em São Paulo e criou uma marca de moda feminina, a Econcept. De junho de 2011, a primeira coleção própria tem peças feitas com fios de PET, algodão ecológico e tingimento natural, que vem de matérias-primas como o café.

Sedrez acredita que o mercado “ecofashion” ? de moda sustentável, mas que segue as grandes tendências ? ainda é pouco explorado no Brasil. As vendas on-line, em sites como Greenvana e Posthaus, representam 70% das vendas. O restante vem do movimento nas 30 multimarcas pelo país em que a marca está presente. Com regatas a R$ 50 e calças a R$ 100, a Econcept responde por cerca de 5% da produção do grupo. O objetivo, segundo Sedrez, é que a segunda unidade de negócio chegue a responder por metade da receita em cinco anos.

O Grupo Fujiro cresceu 40% em faturamento em 2011, com vendas corporativas e desenvolvimento de coleções para marcas parceiras, o chamado “private label”. Com a Econcept, a projeção para este ano é avançar 70% sobre as vendas de 2011. No dia 27, a companhia inaugura seu escritório em São Paulo ? cidade que responde por 60% da receita ?, no bairro de Pinheiros. O grupo tem 40 funcionários, planeja contratar outros 10 e ocupa um galpão de 500 m2 em Blumenau.

Fonte: Valor