Sindivestuário / Matérias  / Design no passo
28 jun 2012

Design no passo

A pouca idade, tanto da marca quanto de seu principal executivo, nunca foi problema para a My Shoes. Criada há três anos pelo empresário Alexandre Zolko, na época com 22 anos, a My Shoes tem demonstrado fôlego de veterana. Durante esse breve período de existência, a grife alcançou a marca de 41 lojas, sendo três delas próprias e o restante, franquias. “Até o final do ano, chegaremos a 55 lojas”, diz Zolko, que criou a grife depois de trabalhar na empresa da família, a TVZ, com 23 anos de mercado em vestuário. Em sua primeira participação na Francal, feira de calçados e acessórios que termina amanhã no Anhembi, a My Shoes apresenta um projeto bem bolado de shop in shop. Batizado de Miniloja Vip, o projeto consiste em montar um córner da My Shoes dentro de lojas multimarcas. O investimento inicial, que inclui a montagem de módulos, com prateleiras e televisor de LCD, é da própria My Shoes. “Não queremos nos ater apenas às lojas de calçados, mas chegar também às de vestuário e, por que não, entrar em pontos como salões de beleza e hotéis”, afirma Zolko. A ideia é estar em municípios que não comportem uma franquia da My Shoes, mas que disponha de bons pontos de venda, com a mesma filosofia da marca.

Design no passo I Recentemente, o fundo de private equity Hix Capital, fundado pelos sócios do grupo Scalina, adquiriu uma parte da My Shoes, permitindo uma maior expansão da marca. O objetivo é abrir o capital da empresa. “Nossa intenção não é ter uma rede grande demais, que comprometa a qualidade ou a satisfação dos franqueados”, diz Zolko, que aposta numa rede de cem lojas franqueadas para os próximos anos. O empresário orgulha-se de nunca não ter tido nenhuma franquia fechada. “Cada loja chega a vender cerca de R$ 1,5 milhão por ano”. Já o faturamento das Minilojas, diz Zolko, deve ficar em R$ 300 mil anuais.

Design no passo II Com a Miniloja Vip, a intenção é estar em dois mil pontos de venda em quatro anos. O primeiro contrato foi firmado com a butique de acessórios Roberto Vascon, de Indaiatuba (SP). “Com a Miniloja instalada em abril, a loja já detectou aumento de vendas de 60%”, afirma Zolko, que já fechou outros 90 contratos. Em janeiro, a My Shoes lança seu e-commerce. A marca já é vendida na loja virtual Dafiti. “Somente nesse ponto, chegamos a vender R$ 500 mil mensais”, diz o empresário. O segredo do sucesso da My Shoes, diz, é a aposta no “luxo acessível”: “investimos em design, com seis estilistas chefiados por minha mãe, Grace Zolko. Mas também pegamos modelos de sucesso de marcas internacionais e adaptamos para o gosto e o bolso da brasileira.” O preço médio dos sapatos é R$ 260.

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.