Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Confiança da indústria aumenta em agosto, diz CNI
17 ago 2012

Confiança da indústria aumenta em agosto, diz CNI

BRASÍLIA – O otimismo da indústria, medido pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), cresceu de 53,3 pontos para 54,5 pontos entre julho e agosto, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O aumento ocorreu após o indicador atingir em julho o menor patamar desde abril de 2009, segundo o levantamento.

O Icei varia de zero a 100 pontos. Valores acima de 50 pontos representam otimismo no setor. Apesar da elevação em agosto, o indicador ainda não assegura a reversão da tendência de queda presente desde início de 2010, diz a CNI, em nota divulgada hoje.

Na comparação com agosto do ano passado, quando o indicador registrado foi de 56,3 pontos, houve recuo de 1,8 ponto percentual.

O Icei também apontou que o otimismo entre os empresários da indústria de transformação também cresceu em agosto. O indicador desse ramo de atividade avançou de 52,4 pontos em julho para 53,7 pontos.

Em relação à indústria de construção civil, o índice de confiança subiu de 55,2 pontos para 56,1 pontos no período. A indústria extrativa, por outro lado, apresentou queda de otimismo entre julho e agosto, já que o indicador recuou de 57,1 pontos para 54,1 pontos.

O levantamento foi feito entre 1º e 13 de agosto com 2.363 empresas de pequeno, médio e grande porte.

Por setores

O aumento de confiança entre julho e agosto atingiu a maior parte dos 28 setores da indústria de transformação pesquisados pela CNI. Nove segmentos ficaram menos otimistas no período, enquanto 19 ramos estão mais confiantes na mesma comparação.

Os segmentos que ficaram menos otimistas no período foram bebidas, alimentos, fumo, calçados, celulose e papel, equipamentos de transportes (exceto veículos automotores), máquinas e materiais elétricos, produtos diversos e manutenção e reparação.

A confiança subiu entre julho e agosto entre os empresários do ramo têxtil, vestuário, couro, metalurgia, borracha, derivados do petróleo, entre outros. Em veículos automotores, setor beneficiado pela redução do IPI em 21 de maio, o índice disparou de 45,8 para 53,1 entre julho e agosto e ficou, inclusive, acima do registrado no mesmo período de 2011, em 51,6 pontos.

O Icei da indústria de transformação subiu para 53,7 pontos em agosto, ante 52,4 pontos em julho. Mesmo assim, o setor é o menos otimista entre os três grupos analisados pela CNI. O indicador da indústria de construção civil em agosto foi de 56,1 pontos. A indústria extrativa registrou um Icei de 54,1 pontos neste mês.

O índice varia de zero a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos representam otimismo.

(Thiago Resende | Valor)