Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Atividade industrial volta a crescer em fevereiro
7 abr 2011

Atividade industrial volta a crescer em fevereiro

Depois de dois meses consecutivos de queda, a atividade industrial voltou a crescer em fevereiro. O faturamento da indústria de transformação aumentou 6,9% e as horas trabalhadas cresceram 2,6% em fevereiro na comparação com janeiro deste ano, na série livre de influências sazonais. As informações são da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira, 7 de março.

De acordo com o estudo, a expansão da atividade deve-se, em parte, ao maior número de dias úteis no mês de fevereiro deste ano porque o feriado de carnaval foi em março. ?Esse movimento de aceleração da atividade industrial em fevereiro foi antecipado de março. Na análise do primeiro trimestre, esse resultado deve se disseminar, já que em março deve registrar uma desaceleração do crescimento?, destaca o gerente-executivo de Políticas Econômicas da CNI, Flávio Castelo Branco.

No segundo mês deste ano, o faturamento da indústria cresceu 14,3% em relação a fevereiro de 2010. O número de horas trabalhadas aumentou 6,7%, mas ainda está 0,4% abaixo do patamar pré-crise, de setembro de 2008. O emprego cresceu pelo quarto mês consecutivo e teve alta de 0,4% em fevereiro na comparação com janeiro na série de dados dessazonalizados. Na comparação com o mesmo mês de 2010, o emprego teve expansão de 4,1%.

O indicador de utilização da capacidade instalada ultrapassou, em fevereiro, o patamar do período pré-crise. No segundo mês do ano, a indústria operou, em média, com 83,6% da capacidade instalada. A utilização da capacidade instalada cresceu 2,6% em fevereiro de 2011 na comparação com o mesmo mês no ano anterior.

Os salários e o rendimento médio recuaram em fevereiro na comparação com janeiro deste ano. A massa salarial caiu 1,4% e o rendimento médio teve queda de 1,7% no período. De acordo com os Indicadores, isso é normal para a época do ano. Quando se compara com fevereiro de 2010, o indicador de salários cresceu 5,8% e o de rendimento médio, 1,6%.

Conforme a pesquisa da CNI, o setor de veículos automotores foi o que teve o maior ritmo de crescimento nos indicadores de faturamento, emprego, horas trabalhadas e massa salarial em fevereiro de 2011 em relação a fevereiro de 2010. Impulsionado pela demanda interna, o faturamento do setor cresceu 24,6% e as horas trabalhadas aumentaram 17,8% naquele período.

Na mesma comparação, o faturamento da indústria de máquinas e equipamentos aumentou 11,1% e as horas trabalhadas na produção tiveram alta de 9,4% ?Esse movimento, se persistir, será reflexo de que os investimentos voltaram a crescer com mais força no início do ano?, destaca a pesquisa da CNI.

CÂMBIO ? O aumento do prazo de um para dois anos para empréstimos no exterior com alíquota maior do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anunciadas nesta quarta-feira, 6 de abril, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve restringir o crédito à indústria. ?Essa medida em conjunto com outras, como a elevação da taxa de juros, deve reduzir o crescimento da atividade do setor em 2011 na comparação com 2010?, disse o economista da CNI.

Fonte: CNI