Sindivestuário / Matérias  / Sindivestuário apoia e participa do Programa Trabalho Decente, da SERT
20 jan 2015

Sindivestuário apoia e participa do Programa Trabalho Decente, da SERT

Seis empresas paulistas iniciam o processo de auditoria para receber até o final do mês de fevereiro a diplomação em Boas Práticas de Trabalho Decente
A Diretora do Sindivestuário, Maria Thereza Pugliese, esteve representando os Sindicatos do Sindivestuário (Sindiroupas, Sindivest e Sindicamisas) em evento que a Secretaria de Relações do Trabalho (SERT) promoveu na nesta terça-feira (20/01) no Palácio do Bandeirantes, de premiação das primeiras empresas que se inscreveram no Programa Boas Práticas de Trabalho Decente. No evento, participaram representantes de diversas entidades de trabalhadores, de empresas, de sindicatos e associações.

Na oportunidade foram apresentadas as empresas HanesBrands, Accenture, KPMG, Sodexo, Fersol e RG Serviços que se inscreveram para concorrer à Diplomação em Boas Práticas de Trabalho Decente. A partir de agora, essas empresas serão submetidas à auditoria que vai qualificá-las dentro das normas estabelecidas pela Secretaria e pela Organização Internacional do Trabalho.
Segundo a supervisora do Trabalho Decente da SERT, Letícia Mourad, a diplomação será possível graças a uma iniciativa do Estado de São Paulo, em parceria com a FESP – Fundação Escola de Sociologia e Política. Desde 2011, elas desenvolvem junto ao público de interesse (setor público e privado) ações que culminaram nas oficinas preparatórias em todo o estado e depois com a Caravana do Trabalho Decente em nove regiões administrativas, perfazendo um total de mais de 2.500 profissionais, estudantes, empresários e formadores de opinião que tiveram acesso às palestras e debates em torno do tema.

Eufrozino Pereira, secretário adjunto da Relações do Trabalho, que representou o Secretário João Dado, destacou que a união de esforços entre governo, empresas e trabalhadores é crucial para que as medidas saiam do papel. “Cabe a todos nós, baseados na ética e no compromisso social que assumimos em nossa vida pública ou empresarial, fazer com que esse conceito ultrapasse as barreiras ideológicas. Que o Trabalho Decente efetivamente ganhe as mentes e as ruas e transforme-se em um caminho possível e viável, através da nossa força em conjunto. É certo que o Trabalho Decente virá dessa união que se faz aqui hoje.”

A Diretora do Sindivestuário, Maria Thereza Pugliese informou que o Sindivestuário tem participado das reuniões do Programa Trabalho Decente em diversas cidades do Estado de São Paulo e elogiou a iniciativa das empresas que se inscreveram em busca da Diplomação.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil, Rafael Cervone, destacou que a entidade participa de todos os fóruns de Trabalho Decente: municipais, estaduais, nacional e até internacional.

O setor têxtil e de vestuário conta com 2 milhões de trabalhadores diretamente e contingente que chega a 8 milhões de pessoas em toda a cadeia produtiva. Somente o Estado de São Paulo representa mais de um terço dos empregos e do faturamento estimado em US$ 55 bilhões/ano.