Sindivestuário / Matérias  / Inflação tem leve recuo na 2ª semana de outubro, diz FGV
19 out 2012

Inflação tem leve recuo na 2ª semana de outubro, diz FGV

SÃO PAULO – A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor ? Semanal (IPC-S)  recuou para 0,62% na segunda quadrissemana de outubro, ante 0,64% na primeira semana do mês, conforme informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

Na comparação entre a segunda e a primeira semana do mês, três das oito classes de despesa do IPC-S apresentaram variações menores, com destaque para alimentação, que desacelerou de 1,38% para 1,22%. Nessa classe de despesa estão os itens que mais influenciaram o leve recuo do IPC-S no período.

Tomate passou de deflação de 18,19% na primeira quadrissemana, para 18,77% na segunda. Destaque também para cenoura (de -12,72% para -15,36%), pimentão (de -21,79% para -26,03%) e alface (de -7,29% para -5,41%). Batata inglesa desacelerou de 22,91% para 15,6%, mas seguiu como uma das principais influências positivas para o índice.

Outros grupos com taxas menores foram vestuário (de 1,10% na primeira semana para 0,78% na segunda) e despesas diversas (de 0,35% para 0,30%). Nestas classes de despesa, a FGV destaca o comportamento das roupas (1,18% para 0,74%) e do serviço religioso e funerário (0,85% para 0,51%), respectivamente.

Entre os grupos com taxas maiores estão educação, leitura e recreação (de 0,01% para 0,10%), saúde e cuidados pessoais (de 0,51% para 0,59%), comunicação (de 0,62% para 0,69%), transportes (de 0,13% para 0,16%) e habitação (de 0,49% para 0,51%).

Para cada uma dessas classes de despesa, os destaques de alta foram passagem aérea (de -0,93% para 0,74%), artigos de higiene e cuidado pessoal (0,88% para 1,33%), tarifa de telefone móvel (1,28% para 1,65%), gasolina (0,08% para 0,23%) e aluguel residencial (0,46% para 0,63%), nesta ordem.

(Valor)

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.