Sindivestuário / Matérias  / Emprego na indústria cai 0,3% em maio, diz IBGE
10 jul 2012

Emprego na indústria cai 0,3% em maio, diz IBGE

O total de pessoal ocupado na indústria recuou 0,3% em maio em relação a abril, na série com ajustes sazonais, apontou a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes), divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a terceira queda consecutiva nesse tipo de comparação.

Já em relação a maio de 2011, o emprego industrial caiu 1,7%, ao passo que, no acumulado do ano, o indicador recuou 1,1%. Em 12 meses encerrados em maio, a queda do emprego industrial é de 0,3%.

Menos horas

A Pimes também mostrou que o número de horas pagas na indústria caiu 0,6% em maio na comparação com abril, descontando-se os efeitos sazonais.

Na comparação com igual mês de 2011, as horas pagas recuaram 2,8%, enquanto o acumulado do ano apontou para uma baixa de 1,7%. No acumulado em 12 meses, o número de horas pagas cedeu 1,1%.

Maior recuo desde 2010

O IBGE observou ainda que a folha de pagamento real teve baixa de 2,5% na passagem de abril para maio, já descontando os efeitos sazonais. Foi o recuo mais intenso nessa comparação desde dezembro de 2010 (-3%), segundo o IBGE, e a terceira diminuição consecutiva nesse tipo de comparação, com queda acumulada de 3,5% em três meses até maio.

O desempenho negativo foi puxado pelo recuo de 2,5% no valor da folha de pagamento da indústria da transformação em maio ante abril. Em seu informe, o IBGE salientou que, na mesma comparação, a indústria extrativa mostrou expansão de 1,9%.

O instituto informou ainda que o índice de média móvel trimestral, usado para mensurar tendências, teve queda de 1,2% entre os trimestres encerrados em abril e maio –  o primeiro resultado negativo desde dezembro do ano passado.

Em contrapartida, a alta de 1,1% no valor da folha de pagamento real em maio ante maio do ano passado foi o 29º resultado positivo consecutivo nesta comparação, informou o instituto.  No acumulado do ano o indicador avançou 3,8%. No acumulado em 12 meses, a folha subiu 3,5%.

Regiões

O nível de emprego na indústria mostrou retração sobre o ano passado em 12 dos 14 locais pesquisados.

Entre as localidades pesquisadas, o principal impacto negativo foi observado em São Paulo, que mostrou queda de 3,2% no número de vagas no setor industrial, na comparação com maio de 2011.

No Estado, houve queda no emprego industrial em 14 dos 18 setores investigados, com destaque para a redução no total do pessoal ocupado nas indústrias de produtos de metal (-12,6%), metalurgia básica (-20,1%), máquinas e