Sindivestuário / Associados  / União aceitará imóvel para quitar imposto
24 mar 2016

União aceitará imóvel para quitar imposto

Num momento em que as empresas estão com dificuldade de honrar seus compromissos com o fisco, a União resolveu que aceitará imóveis, em vez de dinheiro, para a quitação de dívida tributária.

O mecanismo, chamado de “dação em pagamento”, já era previsto pelo Código Tributário Nacional (CTN) desde 2001, mas até então não havia sido regulamentado por lei federal. Isso só ocorreu na última semana, com a conversão da Medida Provisória 692 na Lei 13.259/2016.

A nova alternativa dos contribuintes deve ajudar especialmente os que já estão correndo o risco de sofrer medidas agressivas de cobrança, como ter um imóvel leiloado ou a conta corrente bloqueada via penhora on-line.

Outros dois pontos importantes da lei federal é que a dação “será precedida de avaliação judicial do bem ou bens ofertados”, e que isso será feito “segundo critérios de mercado”, apontam os tributaristas.

Roberto Dumke – DCI