Topo
Sindivestuário / Dicas  / Sete maneiras para usar e abusar da camisa jeans em qualquer estação
7 ago 2015

Sete maneiras para usar e abusar da camisa jeans em qualquer estação

Quando se pensa em jeans, se pensa em resistência, a principal qualidade que atrai a maioria das pessoas desde 1850 quando Levi Strauss inseriu esse tecido no vestuário. Na década de 70 as mulheres decidiram ousar, usando peças em jeans com diferentes texturas. A onda inspirou o estilista Calvin Klein, que introduziu o jeans em uma linha de camisas.

Por ser muito versátil, a camisa jeans se tornou peça “must-have” (tem que ter) no guardar-roupa feminino. É uma peça que pode ser usada em diversas produções, desde as mais sofisticadas até mais despojadas.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A camisa jeans pode ser usada do jeito que você quiser, experimente até chegar ao resultado esperado. Para o jeans, não há regras! Por isso esqueça a frase “não tenho nada para vestir”. Se o seu armário é abarrotado de roupas pouco aproveitadas, o que você provavelmente não tem é conhecimento ou criatividade na hora de se vestir.

Para a consultora de estilo Danyla Borobia, é possível usar toda e qualquer roupa em diversas ocasiões, basta pensar e ousar nas composições. “Não é preciso ter medo de misturar materiais, cores, caimentos e estilos”, afirma. Segundo a consultora, um ótimo exemplo é a camisa jeans. “A peça é superfácil de combinar, além da possibilidade de ser usada em qualquer estação e nas mais diferentes ocasiões”, considera.

 

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Estações

Camisas jeans não são apenas tendências de inverno – elas assumem facilmente o clima de meia estação. Além disso, existem variações da peça com manga curta e sem manga, o que possibilita maior adequação aos looks de verão com vestidos, saias e shorts curtos. A amplitude de usos do jeans permite inclusive a coordenação da camisa com estampas, cabendo a ambas as estações.

Uma barreira na utilização do jeans no inverno é que o tecido possui baixa resistência térmica, o que não permite seu uso desacompanhado. Neste caso, valer-se de sobreposições, como jaqueta de couro, suéter, casacos de lã e até mesmo o blazer.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Se você tem camisas jeans e quase não usa por achar que elas são apenas esportivas, fique atenta às dicas de Danyla de como combinar essas peças com outras roupas e acessórios:

1. Usada como terceira peça: é possível trocar o cardigã, o blazer ou até mesmo um casaco por uma camisa jeans aberta por cima, tornando o look despojado para circular por diversas ocasiões. Compor com calças, shorts, saias e vestidos também é uma opção. Para deixar o look original e descolado, dê um nó nas duas pontas da camisa.

2. Peças glamorosas: compor a camisa com aquela saia dourada, com a calça rica em aplicações permite que o look circule em muitas situações. Sapatos confortáveis completam o visual para o dia.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

3. Saia lápis: a saia social ganha novos ares quando usada com uma camisa jeans, que pode ser sobreposta como terceira peça, fechada até o colarinho ou amarrada com um nó na barra, marcando a cintura e deixando o visual mais leve.

4. Double jeans: a camisa jeans fica super atual quando composta com outra peça jeans. A forma mais moderna é pensar em lavagens diferenciadas, pesos variados (peças finas com mais grossas, delicadas com destroyed) e acessórios poderosos para arrematar e sofisticar o look.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

5. Couro: a brincadeira de texturas com o couro (calças, saias e vestidos) deixa o look mais atual, ainda mais quando sapatos do universo masculino completam o visual.

6. Acessórios: uma forma de valorizar o look e fugir do casual é investir em acessórios. Vale ousar, combinado a peça com colares com o colarinho fechado, lenços no pescoço com a gola aberta, braceletes nas extremidades das mangas, ou mesmo fazer combinações mais comuns, com cintos marcando a cintura, com camisa por dentro ou por fora.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

7. Outras variações: amarrar a camisa na cintura pode transformar um look monótono em divertido e jovem; usar com sobreposições de cardigãs, casacos ou tricôs, sempre fechados no colarinho rendem looks mais elegantes e ao mesmo tempo despojados, sendo aceitos em diversas ocasiões.

“Prove composições inusitadas, sinta o que o look lhe traz e versatilize o seu guarda-roupas. Nada melhor do que usarmos peças que amamos em diversas ocasiões, sem enjoar e sentir-se com a autoestima lá em cima”, aconselha Danyla.

Fonte: Bonde