Topo
Sindivestuário / Destaque  / Brasileiros criam plataforma on-line de roupas sob medida e vencem concurso mundial
7 ago 2015

Brasileiros criam plataforma on-line de roupas sob medida e vencem concurso mundial

Equipe da USP foi a campeã da Imagine Cup 2015, da Microsoft. Projeto simplifica a criação de moldes, visando permitir a confecção de peças para qualquer tipo físico

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A equipe brasileira eFitFashion foi a vencedora da edição 2015 da competição mundial Imagine Cup, organizada pela corporação Microsoft. O projeto premiado Clothes for Me é um mercado on-line para vender roupas sob medida de maneira mais simples.
 
A intenção da solução é permitir a confecção de peças que se encaixam perfeitamente em qualquer tipo físico e, em torno dessa inovação, conectar clientes, costureiras e empresas de vestuário em todo o mundo.
 
A proposta consiste em aperfeiçoar o software eletronic Pattern Making Generator (ePMG), desenvolvido pela equipe, que gera padrões de roupa automaticamente, baseado em medidas do usuário. O programa computacional simplifica o processo de criação de moldes, visando torna-lo acessível a pessoas sem conhecimento técnico sobre modelagem, o que permite um ganho de escala e qualidade na produção de peças personalizadas.
 
A equipe é foi coordenada pelo professor Luciano Vieira de Araújo, do curso de sistemas de informação, e integrada pelos professores Isabel C. Italiano e Fausto Viana, respectivamente dos cursos de sistemas de informação (EACH), têxtil e moda (EACH) e artes cênicas (Escola de Comunicações e Artes, ECA), e pelos estudantes Bianca Letti e Daniel Tsuha, de sistemas de informação, e Juliana Pirani, de têxtil e moda.
 
Após vencer a categoria Inovação da Imagine Cup Brasil, o time foi para os Estados Unidos participar da final mundial.  Como campeã, a equipe recebe US$ 50 mil e curso com o presidente da Microsoft, Satya Nadella
Fonte: IT FORUM 365