Topo
Sindivestuário / Dados Econômicos  / Boletim Mensal – Comércio Varejista – Julho/2019
1 out 2019

Boletim Mensal – Comércio Varejista – Julho/2019

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) divulgou os dados relativos à pesquisa mensal de comércio, que trata do comércio varejista de tecidos, vestuário e calçados, relativo ao mês de julho de 2019, tanto no Brasil como em São Paulo.

Enfim, alguns números positivos. Do ponto de vista nacional, as vendas subiram 6,6%, no mês de julho/19; frente ao mesmo mês do ano de 2018. No acumulado do ano, a variação, embora positiva, é bem menor: 0,4% de alta. No que tange ao acumulado de 12 meses, a alta é de 1,3%, diante de idêntico período imediatamente anterior.

No caso dos resultados do comércio paulista de tecidos, vestuário e de calçados, as vendas também seguiram a mesma linha do ocorrido em termos nacionais. Nessa linha, as vendas de julho/19, quando comparadas ao mesmo mês do ano passado, subiram 7,5%. No acumulado de sete meses de 201,9 a alta é de 0,5%, diante de idêntico período do ano anterior. Por fim, no acumulado de 12 meses, o comércio de tecidos, vestuário e calçados cresceu 0,7%.

Essa melhora comparativa nos dados do comércio do setor vem acompanhada de diminuição na importação. Nos primeiros 8 meses de 2019, a importação de vestuário caiu quase 15%. Com efeito, a produção deve ser o próximo item a reagir, ao menos em parte, a melhora de cenário.

Outro aspecto relevante é o efeito que trará a redução da taxa básica de juros Selic (em 5,5% a.a.). Evidentemente, não haverá impacto rápido, mas a medida está no sentido correto, para fazer a economia voltar a ter algum dinamismo. Há, contudo, que se apontar que o Banco Central demorou muito para fazer a coisa certa. Mas, antes tarde do que tarde demais.

Se as notícias da condução política não atrapalharem muito, talvez reiniciemos, na economia, uma “safra” de melhoria de indicadores, inclusive para o nível de desemprego. E mais importante, com mais encomendas para a indústria.

MSc. Haroldo Silva – Membro do Corecon-SP