Sindivestuário / Matérias  / Movimento de consumidores no comércio cresce 0,7% em abril, diz Serasa
8 maio 2012

Movimento de consumidores no comércio cresce 0,7% em abril, diz Serasa

SÃO PAULO – O movimento dos consumidores nas lojas de varejo do país aumentou 0,7% em abril ante março, descontadas as influências sazonais. Foi a segunda alta mensal consecutiva, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 6%. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2012, a atividade varejista cresceu 6,4%, ante o período entre janeiro e abril de 2011.

A Serasa Experian credita a elevação do movimento do varejo em abril à queda gradativa da inadimplência do consumidor, aos ganhos reais de renda e às medidas de estímulo ao crescimento econômico que têm sido tomadas pelo governo. Além disso, o Dia das Mães deve dar impulso extra ao movimento dos consumidores nas lojas neste segundo trimestre.

Apenas o segmento de veículos, motos e peças registrou queda de 1,9% – no movimento dos consumidores em suas lojas no mês de abril. ?O fato de a inadimplência ter subido muito neste segmento e o maior rigor na concessão de crédito devem impedir uma trajetória mais acelerada de crescimento das vendas deste segmento em 2012?, avaliou a Serasa, em nota.

Já o segmento de material de construção teve movimento 1,9% maior em abril, recuperando-se de duas quedas sucessivas dos meses anteriores (-0,5% em fevereiro e -0,1% em março).

Os segmentos de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (alta de 1,3%) e de móveis, eletroeletrônicos e informática (crescimento de 1,2%) também foram destaques da atividade varejista nacional no mês passado.

(Valor)