Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Inverno fraco faz indústria de vestuário rever projeções
14 jun 2012

Inverno fraco faz indústria de vestuário rever projeções

Diante da decepção com as vendas das coleções de inverno, as projeções para a indústria de roupas no Brasil já começaram a ser revistas para baixo. Sem contar com uma forte recuperação no segundo semestre e com o consumo em desaceleração, neste ano a produção do setor de vestuário deve continuar em processo de estagnação. Com tais perspectivas cresce a cautela entre as empresas, que já começam a segurar os investimentos e planos de expansão.

As últimas projeções do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), apontavam para uma alta de 5,3% no consumo aparente – medido pela produção somada às importações, menos as exportações – do setor neste ano. Com esse crescimento, o consumo de roupas sairia de 6,9 bilhões de peças em 2011 para 7,3 bilhões de peças. No entanto, o instituto já está revisando essas estimativas, que agora começam a apontar para estabilidade da demanda.

“O inverno ainda não apresentou bom desempenho. É difícil o verão compensar isso. O consumo aparente não deve crescer neste ano”, afirma o diretor do Iemi, Marcelo Prado. Se essa perspectiva se confirmar, 2012 será o segundo ano praticamente sem crescimento do setor.

O clima instável e a desaceleração do consumo das famílias brasileiras foram os principais culpados pelos resultados desapontadores das coleções de inverno. Houve poucos dias de frio, que chegaram atrasados. Além disso, o consumidor está mais cauteloso na hora das compras, já que a elevação do endividamento tem pressionado a renda da população. Depois do dia das mães, o movimento ficou fraco principalmente no varejo e o mercado não espera que as vendas para o dia dos namorados consigam compensar a lentidão do mercado. Agora, a indústria já começa a se voltar para as coleções de primavera e verão.

As vendas para o consumidor no varejo (considerando apenas lojas físicas) para 2012 também estão sendo revisadas para baixo. Entre 2010 e 2011, a alta foi pequena, de 1,6%. Para 2012, estava sendo projetada uma alta de 4,7%, para 6,8 bilhões de peças. Mas agora também começa a ser esperada uma estabilidade. “O varejo desaqueceu e ele sozinho não alimenta mais o crescimento da indústria do vestuário”, explica Prado.

Com o lado da demanda mostrando fraqueza, a oferta também caminha para estagnação. A produção da indústria do vestuário no Brasil somou 6,3 bilhões de peças no ano passado, o que representou uma queda de 1,6% frente ao produzido em 2010. Para este ano, as projeções apontam para alta de 1,5%, voltando ao patamar dos 6,4 bilhões de peças registrado em 2010. E o desempenho do primeiro semestre é o que vai puxar esse cenário para baixo. Segundo Prado, entre janeiro e abril, a produção já apresenta queda de 13% ante o mesmo período do ano passado.

Com esse cenário, as empresas agora se deparam com dificuldades que se somam à concorrência das importações e, sem grandes perspectivas para este ano, elas estão reduzindo seus investimentos. Os dados do Iemi mostram que a indústria do vestuário investiu US$ 558 milhões no ano passado, uma alta de 17% frente ao investido em 2010. Neste ano, no entanto, os desembolsos devem recuar 18%.

“Em 2011 o mercado parou e muitas empresas já vinham em processo de expansão. Agora, quem pode reter