Sindivestuário / Indústria da Moda & Negócios  / Performance da Ocupação Zuzu Angel leva modelos icônicos da estilista ao SPFW
3 abr 2014

Performance da Ocupação Zuzu Angel leva modelos icônicos da estilista ao SPFW

Na tarde desta quarta-feira (02.04), uma performance no hall do SPFW mostrou ao público réplicas de modelos icônicos de Zuzu Angel, a lendária estilista brasileira morta em 1976. Comandada pela estilista Karlla Girotto, a apresentação faz parte da Ocupação Zuzu, iniciativa do Itaú Cultural que conta com uma exposição e uma série de encontros, ações educativas e mostra de filmes em São Paulo.

zuzu-angel-performance-spfw-final-apresentacao

Apareceram na performance modelos das famosas linhas Cangaço, inspirada em Lampião e Maria Bonita, e Candomblé, com referência aos africanos que vieram para o Brasil. O polêmico vestido branco com canhões e anjos feridos bordados, desfilado em forma de protesto na loja novaiorquina Bergdorf Goodman em 1971, também cruzou a passarela. No final da apresentação, modelos vestindo versões pretas de criações de estilistas brasileiros como Alexandre Herchcovitch, André Lima, Fernanda Yamamoto, Isabela Capeto e Ronaldo Fraga entraram na passarela.

zuzu-angel-performance-spfw-branco-bordado

Nascida em Curvelo, Zuzu se autointitulava uma “mineira jeca”. Começou na carreira de estilista nos anos 1960 e foi um dos primeiros nomes da moda nacional a criar roupas com uma identidade legitimamente brasileira. Conquistou fama e clientes internacionais como as atrizes Joan Crawford, Liza Minnelli, Kim Novak e Jean Shrimpton.

Além do seu talento indiscutível, Zuzu ganhou notoriedade por travar uma luta contra o regime militar após o sequestro do seu filho mais velho, o militante de esquerda Stuart Edgart Angel Jones, em 1971. A estilista batalhou até a morte para encontrar o corpo do seu filho, que nunca mais foi visto.

Fonte: Por SPFW, Por Elis Martini, em colaboração para o FFW