Sindivestuário / Matérias  / Inflação em SP recua para 0,16% na 1ª semana de agosto, diz Fipe
9 ago 2012

Inflação em SP recua para 0,16% na 1ª semana de agosto, diz Fipe

SÃO PAULO – A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,16% na primeira quadrissemana de agosto, taxa menor que a de 0,19% do mesmo período em julho.

O indicador, contudo, acelerou quando comparado à última semana do mês passado, quando marcou 0,13%, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Comparação mensal

Na comparação entre a primeira semana de agosto com o mesmo período em julho houve elevações em cinco de sete classes de despesas do indicador, que mede a inflação na cidade de São Paulo. Mas a taxa foi menor por causa da forte desaceleração no grupo alimentação, que passou de 0,99% na primeira semana de julho para 0,34% no mesmo período em agosto. Vestuário aprofundou a queda, de -0,05% para -0,33%.

Os preços subiram em habitação, que na primeira semana de julho tinha registrado deflação de 0,03% e na primeira de agosto subiu 0,16%. As taxas também aceleraram em transportes (de -0,69% para -0,32%), despesas pessoais (de 0,48% para 0,52%), saúde (de 0,45% para 0,54%) e educação (de 0,19% para 0,26%).

Na última semana de julho o IPC-Fipe tinha registrado as seguintes variações: habitação (0,09%), alimentação (0,53%), transportes (-0,36%), despesas pessoais (0,33%), saúde (0,39%), educação (0,31%) e vestuário (-0,63%).

(Valor)