Sindivestuário / Matérias  / Inflação em SP avança para 0,84% na 3ª prévia de outubro, diz Fipe
26 out 2012

Inflação em SP avança para 0,84% na 3ª prévia de outubro, diz Fipe

SÃO PAULO – A inflação acelerou na cidade de São Paulo na passagem da segunda para a terceira semana do mês de outubro, influenciada principalmente pela alta dos alimentos. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgado nesta quinta-feira, registrou alta de 0,84%, ante leitura anterior de 0,77%, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A variação também ficou acima da registrada no mesmo período em setembro, quando o indicador subiu 0,41%.

Novamente, o grupo alimentação puxou a inflação do período. Da segunda para a terceira semana de outubro, essa classe de despesa passou de alta de 2,12% para avanço de 2,28%, respondendo por 61,6% da alta do IPC-Fipe.

Outros dois grupos registraram taxas maiores: habitação (de 0,41% para 0,51%) e despesas pessoais (de 0,45% para 0,56%). O grupo educação manteve a mesma taxa de 0,05% da semana anterior.

Registraram variações menores entre a segunda e a terceira semana os grupos transportes (de 0,32% para 0,31%), saúde (de 0,32% para 0,21%) e vestuário (de 0,47% para 0,45%).

Comparação mensal

Na comparação com o mesmo período em setembro, quando o IPC-Fipe subiu 0,41%, houve alta em cinco dos sete grupos de despesa, também com destaque para alimentação (de 1,63% para 2,28%).

Em seguida vieram habitação (de -0,06% para 0,51%), transportes (de 0,06% para 0,31%), despesas pessoais (de -0,04% para 0,56%) e vestuário (de 0,06% para 0,45%). As taxas de saúde (de 0,51% para 0,21%) e educação (de 0,11% para 0,05%) desaceleraram.

(Ana Conceição | Valor)

© 2000 ? 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A.